Artistas doam 50 telas para o Velório Municipal

Fotógrafo: João Pires/LBF
04/11/2011 - 04h25

Os alunos dos cursos de Artes Plásticas do professor Marcelo Miura doaram 50 obras produzidas em óleo sobre tela ao Velório Municipal, na tarde de quarta-feira (2), Dia de Finados, após os trabalhos ficarem expostos na principal avenida do Cemitério São Bento. O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado da esposa Zi Barbieri e do filho Nelson Barbieri, prestigiou a exposição e agradeceu a iniciativa dos artistas acadêmicos.
O padre Samir Silva, da Paróquia Sagrada Família, abençou a exposição antes de celebrar a quarta missa, às 17h, na capela do cemitério.
“Recentemente reformamos e adequamos as salas de vigília do Velório Municipal e agora, com essas obras que retratam a natureza e a celebração da vida esperamos transmitir mais conforto, paz e confiança às famílias que passam por momentos difíceis”, disse o prefeito ao grupo de alunos.
Segundo Marcelo Miura a ideia da exposição no cemitério, a primeira realizada em Araraquara, surgiu em 2003 durante o velório do senhor Pedro Roberto Amaral, marido da aluna Nilza Zoéga. “Imaginei que poderíamos fortalecer a fé e a esperança por meio da arte. A idéia prosperou, foi aceita pelos alunos e tivemos uma grande receptividade da população”, contou o professor Marcelo Miura.
A aluna Nilza Zoéga, de 75 anos, produziu a obra “Campo florido”, estilo Monet, em homenagem póstuma ao marido Pedro e contou com o apoio da filha Renata Zoéga. 
“Participei de várias exposições com trabalhos acadêmicos nos últimos 10 anos e essa exposição tem um grande significado para nossa família”, disse Nilza.
Outro aluno, Giorgio Scarpa Caldeira, 28, empresário do ramo de turismo, expôs três trabalhos: São Bento, o padroeiro do cemitério; Cristo ressuscitado e Jesus, o bom pastor. “Comecei pintar com o incentivo da minha saudosa mães Roselene Scarpa. Já tenho 80 obras em meu acervo. Estou feliz em doar três obras para o patrimônio do Velório Municipal”,  afirmou Giorgio.
O comerciante José Luiz Alves Pinto  disse ser interessante a exposição de trabalhos  artísticos no Dia de Finados. “Para os alunos é uma grande oportunidade de divulgação das obras e também as pinturas transmitem alegria ao ambiente”.
Além do professor Miura e dos alunos Nilza e Giogio também participaram da exposição os alunos Criseide di Lello Jordão, Débora Ramos, Eliana Inácio da Silva, Júlio César Moreira da Silva, Marcela Meirelles Catanzaro, Matilde Julien Ferraz, Mônica Alves Guedes, Sandra Regina Andreotti, Tânia Mara Pinotti Catanzaro, Vanessa Sena Romero, Era França, Vera Lúcia Ferreira Sá e Sandra D.