Secretária Jacqueline Barbosa destaca importância do programa no sentido de aproximar a população dos serviços oferecidos pelo Município
Fotógrafo: Tetê Viviani
22/06/2023 - 19h56
Os serviços relacionados à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ganharam ainda mais força com o programa "Prefeitura nos Bairros", que teve sua edição 2023 lançada no dia 28 de fevereiro e no momento já se encontra em sua fase 5, que envolve a região composta pelos bairros do Carmo, São José, Quitandinha e adjacências. Segundo o último balanço divulgado pelo programa, foram realizados nesta edição 821 atendimentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, entre os serviços de proteção básica e regularização do CadÚnico.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, falou sobre a importância do programa. "O Prefeitura nos Bairros é um programa estruturante para nós do governo de Araraquara, extremamente importante para que possamos aproximar as políticas públicas da população. A Assistência Social já está muito próxima da população, hoje temos dez unidades do Centro de Referência de Assistência Social por diversos territórios, porém ainda se faz necessário aproximar e trazer para o rol daquele território políticas como a política pública de assistência social. O Prefeitura nos Bairros também foi muito importante neste momento para que possamos aproveitar o espaço para organizar o Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, fazendo com que uma grande força-tarefa a partir do Prefeitura nos Bairros fosse possível e assim garantir que as famílias não perdessem seus benefícios de transferência de renda. Para nós, é uma avaliação muito positiva desse programa que tem dado respostas importantes para a comunidade", comentou.
Vale salientar que Araraquara conta com o programa "Territórios em Rede", vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem como foco a articulação e o fortalecimento da rede intersetorial de proteção social atuante em seis territórios prioritários, caracterizados pela alta vulnerabilidade social. Os territórios compreendem as regiões do Jardim Cruzeiro do Sul, São Rafael, Cecap/Iguatemi (Oitis), Hortências, Parque São Paulo e Valle Verde, que juntos abrangem mais de 75 mil pessoas.
Fase 5 do programa
A quinta fase do "Prefeitura nos Bairros" vai até o próximo dia 30 na região composta pelos bairros do Carmo, São José, Quitandinha, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia, Vila Progresso, Jardim São Paulo, Loteamento Dona Elisa, Parque Apolo, Parque do Carmo, Residencial Amábile, Residencial Alexandre Bertoni, Residencial Guarapari, Residencial Santa Mônica, Solidariedade, Vila DER, Village Alego e Chácara Califórnia.
Para buscar os serviços disponibilizados pelo "Prefeitura nos Bairros", o interessado deve comparecer ao plantão de atendimento social, que também atende até 30 de junho, no horário das 8h30 às 13h30, no CER Padre Bernardo Plate, que fica na Av. Francisco Sampaio Peixoto, 581, Jardim Santa Lúcia.
No atendimento social, todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além dos serviços relacionados à assistência social, estão disponíveis cadastro para castração de animais, serviços da área de habitação, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas e muito mais.
O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.