Ação Cidadania Imigrante e curso de português estão entre as próximas ações voltadas para este público
Fotógrafo: Divulgação
27/06/2023 - 19h26
No último sábado (24), a sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 2438, Centro, sediou o segundo dia de atividades do Curso para Imigrantes e Refugiados em Araraquara, que teve início no sábado anterior (17).
A coordenadora de Direitos Humanos, Renata Fattah, falou sobre o objetivo dos encontros. "Essa foi a conclusão do curso que tem como propósito informar a população imigrante e refugiada sobre os serviços públicos existentes no município", comentou.
Os temas abordados no curso foram: regularização migratória, direito à assistência social, direito à segurança alimentar, direito à saúde, direito à educação, acesso à justiça, direito ao trabalho decente, e cultura e lazer.
A atividade gratuita foi promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria da Educação, Escola de Governo, em uma parceria com Unesp e Polem.
Em agosto, será realizado o Curso de Português para Imigrantes. Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular (Rua Voluntários da Pátria, 2438, Centro) e os telefones para contato são (16) 3327-7253 e (16) 99769-7548.
"Ação Cidadania Imigrante"
Neste sábado, 1º de julho, das 9h às 13h, o Jardim Ieda receberá a "Ação Cidadania Imigrante", que traz uma programação voltada para os refugiados e imigrantes de Araraquara. A ação será realizada na Igreja Batista, que fica na Avenida Ernesto Gomes Esteves, 900.
A ação terá atendimento social para a população imigrante, com diversos serviços da Prefeitura, entre eles a inscrição no CadÚnico e cadastro habitacional. Além disso, serão oferecidas diversas atrações de diversão e lazer para as crianças, com atividades culturais e esportivas, além de pipoca e pula-pula.
Renata Fattah destacou a importância da iniciativa. "A Ação Cidadania Imigrante tem como finalidade realizar os serviços e cadastros para população imigrante e refugiada. Muitos que chegam em nosso município encontram dificuldades em acessar os serviços públicos por falta de informação e, principalmente, por falta de cadastro. Esse dia será especialmente para essa população e, além dos cadastros, teremos o dia repleto de muitas brincadeiras, esporte e cultura para toda família", ressaltou.