Conselho de Defesa dos Animais é empossado em Araraquara

Prefeito Marcelo Barbieri também renovou contrato de castração de cães e gatos com a AAPA

Fotógrafo: João Pires/LBF
05/11/2011 - 02h49

Na tarde dessa sexta-feira (4), o prefeito Marcelo Barbieri deu posse aos 24 integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais, que tem como finalidade assessorar o governo municipal na formulação de políticas de defesa e proteção dos animais.
O prefeito lembrou que este é um momento histórico para Araraquara, já que é a primeira vez que o Conselho é empossado. 
“Espero a participação efetiva de todos os membros para que seja possível organizar políticas públicas mais comprometidas com a defesa e os direitos dos animais”, destacou.
Criado pela Lei nº 7.466, em maio de 2011, o Conselho é um órgão normativo e consultivo vinculado à Secretaria de Meio Ambiente de Araraquara. 
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Juliana Damus, afirmou que a formação do Conselho é consequência do vitorioso trabalho desenvolvido por sociedade e órgãos públicos. “Este Conselho será o espaço para novas idéias, que se tornarão ações encampadas pelo município”, disse a vereadora.
O Conselho é composto por representantes do Poder Público, do terceiro setor e da comunidade em geral, com mandato de dois anos.
O prefeito reforçou ainda a necessidade de discussão sobre a posse responsável. “Essa é uma questão que precisa receber atenção e ser discutida”. 
O secretário de Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, parabenizou todos os envolvidos com o Conselho e destacou a atitude da vereadora Juliana Damus que destinou R$ 65 mil por meio de emenda para a criação do abrigo de animais em Araraquara. 
Já a presidente da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), Adriana Mattos, agradeceu ao prefeito Marcelo Barbieri por todos os projetos que estão sendo desenvolvidos em seu governo em relação aos animais. “Tenho certeza que faremos um bom trabalho, pensar nos cuidados e direitos dos animais é pensar também em saúde pública”, ressaltou. 
A Prefeitura entregou em agosto um quiosque no Parque Pinheirinho para a AAPA, a fim de melhorar as condições de atendimento do Centro de Esterilização e Castração.

Castração
Ainda nessa sexta-feira, o prefeito Marcelo renovou o convênio entre Prefeitura e AAPA que garante a castração de cães e gatos, por meio de técnica cirúrgica de esterilização minimamente invasiva sem pontos externos.
O convênio estabelece a operação gratuita em 2.300 cães, com implantação de chip que tem como objetivo com o objetivo facilitar a identificação dos animais e de seus donos, e também a castração de 1.200 gatos pelo período de 12 meses, totalizando 3.500 animais. 
O programa é voltado para os donos de animais que não possuem condições de arcar com as despesas do procedimento. Por meio do convênio já foram castrados mais de 16 mil animais em Araraquara.
Prestigiaram a cerimônia os vereadores Elias Chediek e Lucas Grecco; o presidente da OAB Araraquara, João Luiz Ultramari; secretários municipais; representantes de entidades de proteção aos animais; autoridades e convidados.