Atividade teve apresentação das orientações e procedimentos atualizados por conta da mudança da legislação federal
10/07/2023 - 22h20
Com objetivo de aperfeiçoar e qualificar o atendimento da população em situação de vulnerabilidade social que se inscreve no Cadastro Único do município, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara promoveu uma capacitação para os cadastradores municipais na última sexta-feira (7) no órgão gestor da SMADS, na Vila Xavier.
A atividade foi ministrada pelo gestor do Cadastro Único, Jorge Gorla de Arruda, que apresentou as orientações e os procedimentos atualizados por conta da mudança da legislação federal, com a promulgação do Decreto nº 11.566, de 16 de junho de 2023, que disciplinou ações de gestão dos benefícios financeiros do Programa Bolsa família, determinando novos procedimentos de averiguação cadastral, e com a promulgação da Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023, que revogou as regras do antigo Auxílio Brasil e instituiu novamente o Programa Bolsa Família.
A gerente de Vigilância Socioassistencial e Cadastro Único, Graziele de Aguiar Roncato, falou sobre a importância da capacitação. “Este momento de receber orientações sobre a condução da entrevista do Cadastro Único e sobre as averiguações cadastrais, assim como trocar experiências para dar um atendimento de qualidade à população, é muito importante para que a equipe do Cadastro Único possa ter procedimentos unificados em todo o município, considerando que temos cadastradores na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e nos dez Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Araraquara”, comentou.
O coordenador executivo de Assistência Social, Fernando Berwerth Pachiega, também valorizou a atividade. "Trata-se de uma importante ferramenta para a articulação da rede de proteção social, fundamental à integração das políticas públicas municipais. Agradecendo a presença e o empenho dos 17 servidores inscritos na capacitação", apontou.