Araraquara e Américo unidas pelo desenvolvimento regional

08/11/2011 - 01h35

O prefeito Marcelo Barbieri reuniu-se, nessa segunda-feira (7), no Paço Municipal, com o prefeito de Américo Brasiliense, Ademir Gouvêa, e com o presidente da Câmara Municipal de Américo, o vereador Cidão da Fonteri. Na pauta do encontro, foi debatida a implantação da empresa Brado Logística, no município de Araraquara, anteriormente anunciada como sendo na cidade de Américo Brasiliense.
Em conversa amistosa e esclarecedora, o prefeito Ademir Gouvêa falou sobre as negociações iniciais com a empresa, ressaltando sua posição em relação à área escolhida pela Brado Logística. “Lembrei aos responsáveis pela empresa da necessidade de conversarem com a Prefeitura de Araraquara, pois sabíamos que uma grande parte da área pertencia ao município vizinho. Porém, como pudemos perceber, isto não ocorreu”. O prefeito Marcelo Barbieri lembrou que, ao ser alertado por funcionários da própria Prefeitura de que a obra – parte dos trilhos e balança – estava sendo construída em área pertencente ao perímetro municipal de Araraquara, acionou as Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Econômico e o Jurídico para se posicionarem sobre a questão.
“Após constatarmos que a construção estava sendo realizada em área pertencente a cidade de Araraquara, por meio de documentos e fotos do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), tomamos a decisão de embargar esta ação, pois, a Brado Logística não havia entrado com nenhum projeto de construção, para ser aprovado, na Prefeitura de Araraquara. É nosso dever trabalharmos dentro da lei, com responsabilidade fiscal, e, acima de tudo, preservando os interesses da nossa população, por isso, tivemos que agir”, ressaltou o prefeito Marcelo.
Somente após o embargo, a Prefeitura foi procurada pela empresa que definiu sua instalação em Araraquara. “Não pedimos essa mudança. Esta decisão coube estritamente à empresa. Não temos o interesse de prejudicar Américo, ao contrário, somos cidades irmãs, que estão unidas pelo desenvolvimento de nossa região”, afirmou Marcelo.
Após os esclarecimentos, os prefeitos reafirmaram a união entre os dois municípios e reforçaram a realização de ações em conjunto, em prol da população de ambas as cidades. “Somos duas cidades interligadas, não só pela proximidade, mas pela união de nossos moradores e pelo desenvolvimento de nossos municípios”, lembrou o prefeito de Araraquara.
As obras da Brado Logística, que atende o mercado de contêineres, devem ser inauguradas neste dia 21 de novembro.