Novos membros da CIPA e da CMCAMD são empossados na Biblioteca Mário de Andrade

Cerimônia realizada nesta segunda-feira (7) marcou a posse dos integrantes que assumem comissões para a gestão 2023/2024

Fotógrafo: Tetê Viviani
07/08/2023 - 22h39

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade recebeu na tarde desta segunda-feira (7) a solenidade que marcou a posse dos novos membros da Comissão de Combate ao Assédio Moral e à Discriminação (CMCAMD) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão 2023/2024.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento e do Turismo, Damiano Neto, destacou a importância das duas comissões. "A nossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura tem uma responsabilidade muito grande na questão da segurança e da saúde dos servidores municipais. Vocês foram eleitos para representar mais de 7 mil servidores, o que torna a atuação de vocês extremamente relevante. Com o passar dos anos, a CIPA vem aperfeiçoando suas ações e se tornando cada vez mais eficaz. Quero destacar a relevância do trabalho da Comissão de Combate ao Assédio Moral que está sendo empossada hoje também. Vocês serão a ferramenta para garantir o direito de defesa de quem se sentir ofendido ou desrespeitado", comentou.

Damiano acrescentou que a Prefeitura reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar dos servidores e também reforça a defesa de combater o assédio em todas as suas formas. "Ao investirmos na prevenção de acidentes e na promoção da saúde do trabalhador, todos nós colhemos benefícios em termos de produtividade, redução de afastamentos e melhoria do clima organizacional. Parabéns a todos os eleitos e aos que aceitaram esse desafio. Somente com essa união de forças, vamos conseguir promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso", reforçou o vice-prefeito.

Os novos membros, todos servidores efetivos na Prefeitura, foram eleitos por uma votação realizada pela internet, por um sistema hospedado no site da Prefeitura de Araraquara. Participaram da eleição os servidores ocupantes de cargo ou emprego público de provimento efetivo, ainda que cumprindo estágio probatório. O processo eleitoral e a apuração se deram no mês de maio e contou com o auxílio da Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação. A eleição da CIPA contou com 1.130 votos, mesmo número de pessoas que participaram da eleição da CMCAMD. Após a definição dos nomes eleitos, foram feitas as indicações da administração.

A secretária municipal de Administração, Juliana Lujan, também frisou a relevância das comissões. "Agradeço muito a todos aqueles que se interessaram e que estão aqui presentes para fazer parte da CIPA e da Comissão de Combate ao Assédio Moral e à Discriminação porque é assim que vamos construir um ambiente mais seguro e mais tranquilo para trabalharmos. A CIPA cuida da questão da segurança do trabalho, da prevenção, não só de acidentes, mas também do adoecimento dos nossos servidores. A CIPA é muito importante para que possamos rever essas posturas, rever nossos ambientes e colocarmos realmente essa questão da segurança do nosso funcionário, não só para quem participa da CIPA, mas para quem será atendido por essa CIPA. A Comissão de Combate ao Assédio Moral e à Discriminação é fundamental para que realmente vejamos essa diversidade e para respeitarmos essa diversidade. Ter uma comissão dessa é de fundamental importância porque a maioria de nós ainda está engatinhando nesse processo de aceitação do outro como esse outro se apresenta. As relações do trabalho têm sido desgastadas e a comissão é muito importante para que vejamos esse algo novo que se apresenta", observou.

A CIPA é regulamentada pela Norma Regulamentadora 05 do Ministério do Trabalho e leva em conta o número total de funcionários. A legislação prevê o seguinte quadro: Para a CIPA foram sete titulares e sete suplentes eleitos, mais 14 indicados pelo prefeito se dividindo em sete titulares e sete suplentes, além de dois representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar). Na CMCAMD foram eleitos oito suplentes (quatro titulares e quatro suplentes) e oito indicados (quatro titulares e quatro suplentes), além de um representante do Sismar e um suplente.

Gustavo Jacobucci, presidente do Sismar, valorizou a representação do sindicato nas comissões. "Essa interação, que acontece há pouco tempo, quando o sindicato passou a ter indicação de cadeiras, é algo muito bom, porque podemos fazer um trabalho conjunto que só vai trazer melhorias para o trabalhador. Tanto a CMCAMD quanto a CIPA são imprescindíveis para uma empresa que é a Prefeitura, da magnitude que tem. Parabéns aos empossados e parabéns à administração por promover essa integração", pontuou.

A coordenadora executiva de Recursos Humanos, Flávia Dótoli, enalteceu o engajamento dos servidores. "É com imensa felicidade que venho aqui e vejo servidores municipais à frente das comissões, tanto da CIPA quanto da CMCAMD, que são duas comissões muito importantes para a Prefeitura, visto que é em defesa desse âmbito do servidor que temos que lutar muito. É muito bom saber que os servidores estão participando, se engajando dentro das políticas da administração. Estou à disposição para o que precisarem dentro da Coordenadoria de Recursos Humanos", assegurou.

Também participaram da solenidade o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; Claudio Antonio Salmazo, supervisor de suporte organizacional da SICOOB, representando a empresa; e membros da diretoria do Sismar.