Araraquara é a terceira cidade mais desenvolvida do Brasil

Índice Firjan coloca cidade entre as mais desenvolvidas do país destacando Educação, Emprego e Saúde

Fotógrafo: João Pires/LBF
08/11/2011 - 01h45

A Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgou no último final de semana o Índice Firjan de Desenvolvimento (IFDM), criado para acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros.
Araraquara novamente está entre as melhores cidades do Brasil, ocupando a 3ª colocação, com índice de 0,9281, tendo como bases estatísticas o ano de 2009. A cidade se encontra na linha de altos índices de desenvolvimento, patamar ocupado por apenas 10% dos municípios da região Sudeste.
O IFDM considera três áreas de desenvolvimento: Emprego e Renda; Educação; e Saúde. A Firjan também divulgou os dados referentes ao ano de 2008, quando Araraquara obteve índice total de 0,9174. 

Crescimento

Em 2009, com índice de 0,9281, o resultado final apresentou aumentos expressivos em duas áreas avaliadas em comparação a 2008.
O segmento Emprego e Renda teve um dos resultados mais interessantes, mostrando forte capacidade de recuperação do setor, chegando ao índice de 0,9035. Em 2008, este índice foi de 0,8718.
A instalação de novas empresas, capacitação da mão de obra e o fortalecimento da economia local são pontos decisivos para os novos números da Firjan. Há uma semana, a Revista Veja também publicou dados significativos na área de Emprego e Renda, apontado a criação de mais de 6 mil postos de trabalho em Araraquara, só no primeiro semestre de 2011.
“Infraestrutura, mão de obra, localização e economia aquecida são qualidades que apresentam Araraquara como uma das melhores cidades para instalação de empresas, indústrias e novos empreendimentos”, afirmou o prefeito Marcelo Barbieri.
Outra área que em 2009 superou os dados do ano anterior é a Educação, que alcançou o índice de 0,9600. Em 2008, o índice foi de 0,9525.
A alta é motivada pelos fortes investimentos do governo municipal. Sistema Sesi de ensino, lousas digitais, reformas e construções de novas unidades escolares, o que garante mais vagas nas escolas, além de capacitação e incentivo aos professores são exemplos que favoreceram o bom índice no segmento.
Importante ressaltar que a cidade de Barueri, primeira colocada no IFDM, apresentou, na área da Educação, índice de 0,9206, menor do que o registrado em nosso município.
“Araraquara é referência em educação. Nossa preocupação é garantir ensino de qualidade a todas as crianças. E os investimentos na área continuam fortes”, comentou o prefeito.
A Saúde apresentou praticamente o mesmo índice de avaliação nos dois anos, 0,9207.E os avanços continuam, com a construção da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região central, novas unidades de Saúde e, especialmente, a ampliação da cobertura do programa Saúde da Família, que chegará a 80% da população em 2012, e a nova Maternidade Gota de Leite.
“Araraquara se desenvolve em ritmo acelerado. A cidade está recebendo investimentos, gerando empregos e renda. A Prefeitura está empenhada em buscar recursos, em garantir melhorias e qualidade de vida, principalmente na saúde, educação e na infraestrutrua, para toda a população. É gratificante ver que as pesquisas refletem os trabalhos realizados e que estamos entre os melhores municípios do País”, ressaltou o prefeito Marcelo Barbieri. 
As cidades de Barueri e Paulínia, também no interior paulista, ocupam, respectivamente, a 1ª e 2ª colocação no IFDM.