Programação destinada às crianças dos CERs apresentou: a contação de história "Marinho - O Aventureiro” e o filme “João no Reino de Papelão”
24/08/2023 - 19h21
Teve início na manhã desta quinta-feira, 24 de agosto, a Flisolzinha – parte da programação da Flisol – Festa Literária da Morada do Sol. A programação infantil da Flisolzinha é realizada em parceria com as Secretarias Municipais da Cultura e da Educação, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, sendo direcionada para os alunos da rede municipal de Educação.
A abertura contou com a contação de história "Marinho - O Aventureiro”, com os atores José Guilherme e Larissa Mariano, e com o filme “João no Reino de Papelão”, de Rodrigo Vulcano e Lucas Lima. Foram realizadas duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde, atendendo aproximadamente 130 alunos de 4 e 5 anos dos CERs: Leatrice R. Afonso, Eunice B.T. Piza, Marialice L. Tedde.
Os atores Zé Guilherme e Larissa Mariano comandam “Marinho, o aventureiro - Uma história inspirada na criança interior de Mário de Andrade”. A história é inspirada na forma como Mário de Andrade escreveu Macunaíma, na chácara Sapucaia, na Missão de Pesquisa Folclórica coordenada por ele e também na lenda da serpente da Matriz de Araraquara.
A atividade conta um pouco da história real de Mário de Andrade, desde sua infância, passando por seus maiores reconhecimentos e chegando até o momento em que ele cria, pelo Departamento de Cultura de São Paulo, os jardins de infância, em unidades chamadas de "Parque Infantil", para crianças de 3 a 6 anos. Eram espaços que promoviam atividades educacionais e culturais, com foco na valorização da cultura nacional.
“Hoje a alegria maior foi ver uma plateia lotada na estreia da Flisolzinha, com as crianças vibrando e curtindo muito!”, comentou Bernadete Passos, diretora da Flisol.
A programação da FliSolzinha se estende até setembro, com outras duas apresentações mensais em setembro e outubro, também atendendo o público dos CERs.
Vale destacar que a FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart - Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.
Além do patrono da FliSol, Ignácio de Loyola Brandão, também vem sendo homenageado nesta edição o escritor Mário de Andrade, que dá nome à Biblioteca Municipal de Araraquara e celebra 80 anos neste ano.
A programação da FliSol conta com o “educativo” sobre Mário de Andrade, para os professores da cidade, com atividades de incentivo à leitura iniciadas em julho e que seguem até novembro. Também, a programação prévia – o “Esquenta” da FliSol – acontece em outubro.
Vale destacar que todas as atividades da FliSol são gratuitas. Mais informações sobre o evento poderão ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri.