Araraquara sedia Caravana da Acessibilidade neste sábado

Evento, que será realizado no Sesc, irá debater a prática dos direitos das pessoas com deficiência

09/11/2011 - 02h35

Com presença do secretário-adjunto Marco Pelegrini, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Araraquara irá sediar neste sábado (12), no Sesc, a 2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania.
O evento, com abertura às 9h, envolverá diversas secretarias municipais e entidades ligadas a pessoas com deficiência para debater a questão em âmbito regional. A 1ª Caravana da Inclusão foi realizada em 2010, em várias cidades do Estado. 
Segundo Luiz Mário Machado dos Santos, vice-presidente da UVB - União dos Vereadores do Brasil -, e diretor da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), entidades que apóiam a Caravana, a proposta é “debater e conscientizar” a sociedade sobre os direitos a todo tipo de acessibilidade das pessoas com deficiência.
“É importante que a as leis que beneficiam os deficientes saiam do papel e passem a valer em todo o Estado de São Paulo”, afirma  Luiz Mário, que ocupou a Tribuna da Câmara Municipal nessa terça-feira (8), em Araraquara, para falar sobre o evento do sábado.
Ainda segundo o diretor da Uvesp, o Brasil contabiliza atualmente cerca de 26 milhões de pessoas com deficiência, dos quais 5 milhões residem no Estado de São Paulo. “O agravante é que 53% dessas pessoas estão sem emprego e a Caravana precisa discutir também esta questão”, acrescenta.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, Araraquara vive um momento importante, de fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência. “A Caravana da Acessibilidade será muito bem recebida na cidade e terá todo o apoio da Prefeitura”, salienta o prefeito. 

Dez cidades

O diretor da Uvesp destaca ainda as políticas públicas já desenvolvidas pela Prefeitura de Araraquara, a partir da criação da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas Com Deficiência (AePCD). Segundo Luiz Mário, a cidade compõe o grupo dos dez únicos municípios do Estado paulista que integram a Caravana.
Criada em 2010, a Caravana é uma ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Uvesp  e Rede Lucy Montoro, e tem apoio também do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Prefeituras e Câmaras Municipais.
Além de Araraquara, integram a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania as cidades de São Paulo, Piracicaba, Olímpia, Mogi das Cruzes, Catanduva, Lençóis Paulista, Assis, Itapetininga e Pariquera Açu.