Marcelo ressalta parceria com Senai para qualificação profissional

Segundo prefeito, projeto Canteiro Escola, que já formou quase 3 mil pessoas, desperta interesses no Estado

09/11/2011 - 02h38

Ao prestigiar a solenidade de formatura da terceira turma de 2011 do projeto Canteiro Escola, na noite de segunda-feira (7), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o prefeito Marcelo Barbieri voltou a ressaltar a importância dos cursos voltados para a construção civil, ministrados pelo Senai Araraquara, em parceria com o município. 
A parceria Senai/Prefeitura, firmada no início de 2009, já qualificou cerca de três mil pessoas de 14 turmas e desperta o interesse de municípios paulistas que querem implantar este mesmo projeto pioneiro, segundo Marcelo.  O prefeito também destacou o bom momento econômico vivido pela cidade, especialmente na construção civil, que tem gerado um grande número de postos de trabalho nos últimos dois anos. 
“O setor continua crescendo bastante, com Araraquara vivendo um período de muitas obras, inclusive da Prefeitura. Por isso, os formandos do Canteiro Escola têm a oportunidade de conseguir bons empregos pela força do diploma do Senai”, reforçou Marcelo. 
O coordenador pedagógico do Senai, Anderson Aparecido Campanharo, elogiou a iniciativa do prefeito Marcelo em incentivar a qualificação profissional na cidade por meio da parceria. “A educação é a única arma capaz de mudar o mundo, segundo o grande líder Nelson Mandela”, disse Campanharo. 
Também o vereador Lucas Grecco destacou a parceria entre Senai e Prefeitura. “O peso nacional do certificado com o nome Senai favorece muito os formandos na hora de disputar o mercado de trabalho”, ressaltou o parlamentar.

Descentralização 

Na cerimônia de segunda-feira foram diplomadas 161 pessoas, dos cursos ministrados em diferentes bairros da cidade para pedreiro assentador, pintor de obras, eletricista instalador residencial e instalador hidráulico. 
De acordo com Stéfani Aline Carvalho, formanda em eletricista instalador residencial, o curso oferece muitos conhecimentos, mesmo para quem já atua na área.
Para o instrutor do Senai, Roberto Figueiroa, entre outras vantagens, os cursos de pedreiro assentador e pedreiro revestidor, por exemplo, ensina como evitar o desperdício de materiais.  
Os cursos do projeto Canteiro Escola são direcionados a homens e mulheres maiores de 18 anos, alfabetizados, que trabalhem ou não na área e desejam se qualificar. Sãos gratuitos, com cargas de 160 horas e coordenação da Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (SDE), e de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads). As matrículas ficam permanentemente abertas no Ceat (Centro de Atendimento ao Trabalhador) e nos CRAS do município - Centros de Referência Social da Sads. Desde que foram criados, a partir da parceria Senai/Prefeitura, em 2009, já foram qualificadas 14 turmas e 2.950 pessoas na cidade.
Também participaram do evento na Biblioteca o secretário de Desenvolvimento Econômico José Roberto Cardozo; o agente de treinamento do Senai, José Antonio Espelho; o presidente do Sindicato da Construção Civil de Araraquara e Região, Sergio Melhado; os vereadores Carlos Nascimento e Márcia Lia; e o gerente regional da Usina Fortaleza, Naum Lopes; entre outros representantes do governo.