COMSAN inicia avaliação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento Rural Sustentável

Especialista do INTERSSAN/UNESP de Botucatu participou da reunião nesta terça-feira (5) no auditório do CATI

Fotógrafo: Divulgação
05/09/2023 - 21h54

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN) realizou na manhã desta terça-feira (5) uma reunião em conjunto com a Coordenadoria de Segurança Alimentar e a Coordenadoria de Agricultura, visando a atualização do plano municipal a partir das propostas advindas da 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Agricultura Urbana, realizada no último dia 28 de julho no auditório da Universidade Paulista (Unip).

A reunião foi realizada no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e contou com a presença da Prof. Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, coordenadora do projeto INTERSSAN - Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, ligado ao Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu.

Durante a reunião, os conselheiros foram orientados sobre a estrutura do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que estabelece a metodologia para atualização do PLAMSAN, que deve ser feita pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) com a efetiva participação do COMSAN.

Na sequência, será realizada uma reunião com a CAISAN municipal, prevista para o dia 18 de setembro, na qual todas as secretarias envolvidas irão avaliar as propostas com vistas a atualização e monitoramento do plano municipal, que deve ser elaborado de forma intersetorial, em consonância com as diretrizes da política nacional de segurança alimentar e nutricional.