Gestão Documental Pública é tema de encontro em Araraquara

Fotógrafo: João Pires/LBF
09/11/2011 - 02h46

Nessa terça-feira (8), foi realizado no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, em Araraquara, o 10º Encontro Paulista sobre Gestão Documental Pública: por uma Política Municipal de Arquivos, promovido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão da Casa Civil.
O Encontro tem como objetivo oferecer fundamentos legais e técnicos para a criação de Arquivos Públicos Municipais e a implantação de políticas municipais de gestão documental. 
O secretário municipal de Administração, Delorges Mano, que representou o prefeito Marcelo Barbieri, revelou que “em média, 300 pessoas requisitam plantas e documentos no Arquivo Público da Prefeitura, isso mostra a relevância desse setor para o poder público e sociedade”. O secretário disse que o município prepara um Decreto de Temporalidade de Documentos, que versa sobre o tempo útil dos documentos municipais.
Delorges comentou também sobre a importância do Encontro ser realizado na cidade na semana em que “Araraquara foi considerada pelo índice Firjan como a terceira cidade mais desenvolvida do Brasil”.
Participaram do Encontro 28 municípios, totalizando 84 profissionais de Prefeituras e Câmaras Municipais. 
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), enfatizou o evento como uma oportunidade de capacitação. “Todos os participantes estão em busca de conhecimento e aperfeiçoamento”, disse.
O coordenador do Arquivo Público do Estado, Carlos de Almeida Prado Bacellar, reforçou que a finalidade do Encontro é transmitir apoio técnico aos municípios, além da perspectiva do trabalho em conjunto entre Estado e cidades. “Queremos fortalecer nossa atuação conjunta, estreitar os laços, pois os Arquivos são os órgãos responsáveis por gerenciar as informações”, argumentou.
O coordenador executivo da Secretaria Municipal de Administração, Paulo Dimas Cezar, ressaltou o apoio de todos os envolvidos na organização do Encontro no município.
Já prevendo a necessidade de modernizar os processos de gestão documental, a Prefeitura de Araraquara investiu, em 2010, cerca de R$ 1 milhão em um moderno Data Center para processar com maior velocidade as informações documentais.
O Encontro foi marcado por palestras e debates ao longo do dia. Entre os palestrantes estavam o promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social de Araraquara, Raul de Mello Franco Júnior, e a diretora técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado (Saesp), Ieda Pimenta Bernardes.