Mais 31 municípios aderem ao programa Creche Escola

09/11/2011 - 03h10

Vinte e oito municípios das regiões de Araraquara, Bauru, Franca, Marília e Ribeirão Preto e outras três cidades do interior paulista assinaram o termo de adesão ao programa Creche Escola nesta terça-feira, 8. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Seds e contou com a presença do secretário Rodrigo Garcia, Afonso Carrijo, representando o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, deputados estaduais convidados, além dos gestores municipais. Com os municípios adeptos nesta terça-feira, já somam 126 as cidades que receberão o equipamento do Governo.
Segundo o secretário Rodrigo Garcia, “o Governo vai atender todos os municípios do Estado. Serão gastos R$ 1 bilhão até o final de 2014 para a construção das Creches.”
Para Afonso Carrijo, “o programa é fundamental para os municípios. Todos terão creches construídas e equipadas.”
O prefeito da cidade de Guariba, Emílio Neto, representou todos os gestores municipais reunidos no evento. “Este programa é muito importante, principalmente para os pequenos municípios.”
Os municípios que estiveram presentes para a assinatura do termo de adesão ao Programa Creche Escola da região de Araraquara são: Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Dobrada, Nova Europa e Ribeirão Bonito. Da região de Bauru: 
Arealva, Balbinos, Borebi, Cafelândia, Guaiçara, Guarantã e Promissão. Da região de Franca: Guará, Itirapurã, Jeriquara, Miguelópolis, Restinga e São José da Bela Vista.
Da região de Marília: Álvaro de Carvalho, Campos Novos Paulista, Florínea, Herculândia e Queiroz. Da região de Ribeirão Preto: Barrinha, Guariba, Guatapará, Pontal e Serra Azul.
Creche Escola é um programa do Governo do Estado realizado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de investir R$ 1 bilhão na construção de mil creches até 2014 por meio da transferência de recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos.
Em contrapartida, o município deverá comprovar a existência de imóvel de sua propriedade, apresentar o plano de trabalho da unidade de Educação Infantil e se comprometer a custear as despesas para o funcionamento da creche.

Sobre o Programa

O secretário Rodrigo Garcia esteve no dia 26/09, no Palácio dos Bandeirantes, com o governador Geraldo Alckmin e o secretário de estado da Educação, Herman Voorwald, para a assinatura do decreto instituindo o Programa Creche Escola, que será desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios para ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil.
Na primeira etapa do programa, serão atendidas 160 cidades selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).