Araraquara é contemplada com novos programas do Ministério da Saúde

Durante evento em Brasília, prefeito Marcelo Barbieri confirmou a inserção da cidade nos programas PMAQ, Academia da Saúde e Melhor em Casa

Fotógrafo: João Pires/LBF
09/11/2011 - 03h18

O prefeito Marcelo Barbieri esteve, nessa terça-feira (8), em Brasília, para acompanhar o lançamento do Programa “Melhor em Casa” – que oferecerá atendimento médico domiciliar pelo SUS - Sistema Único de Saúde, - e da ação estratégica “SOS Emergência” – que mudará a gestão do setor de urgência e emergência. Ambos os programas são ligados ao Ministério da Saúde.
O evento, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto e reuniu autoridades de todo o país.
Na ocasião, o prefeito, acompanhado da secretária municipal da Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, recebeu a confirmação de que Araraquara já está cadastrada no “Melhor em Casa”, e inserida no “PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica” - com 7 equipes municipais do Programa Saúde da Família – Vale do Sol, Jardim Pinheiros, Jardim Marivan (2 equipes), Jardim Brasil, Cruzeiro do Sul e Jardim Iedda.
O programa - que oferece incentivo financeiro às equipes, mediante desempenho positivo - tem por objetivo ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, garantindo um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente.
Além disso, a cidade foi contemplada com duas Academias da Saúde - espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar e práticas artísticas. Os locais de instalação das academias ainda serão definidos. 

“Melhor em Casa” e “SOS Emergências”

A importância dos novos programas lançados pelo Ministério da Saúde foi ressaltada pelo prefeito e pela secretária da Saúde. “São programas que irão humanizar, ainda mais, o atendimento à população e que vêm ao encontro dos trabalhos que estamos realizando em Araraquara. O Melhor em Casa atenderá o paciente na tranqüilidade do seu lar e isso ajudará, e muito, na sua recuperação. Por isso, nossa cidade já está cadastrada para implantarmos duas equipes deste programa, uma na Vila Xavier e outra na região central”, afirmou Dra. Regina.
“Estamos alinhados com as ações do Governo Federal, na área da Saúde. Conquistamos duas UPAS e o SAMU Regional, que melhoram muito o atendimento emergencial, e com a Gota de Leite iremos implantar o projeto Rede Cegonha em Araraquara, aprimorando, ainda mais, a qualidade do pré-natal e o parto humanizado”, ressaltou o prefeito Marcelo. “E com estes novos programas que receberemos, a qualidade da saúde da nossa população irá melhorar, ainda mais”.
O "Melhor em Casa", uma espécie de “home care”, irá oferecer atendimento médico domiciliar, pelo SUS, para pacientes que precisam de um acolhimento especial, sem a necessidade de internação.
O programa “SOS Emergências” agirá no setor de urgência e emergência, envolvendo Ministério da Saúde e Secretarias da Saúde Estaduais e Municipais, além de hospitais públicos, privados e filantrópicos, com o objetivo de aumentar a eficiência do atendimento, por meio da melhoria da gestão e do treinamento dos profissionais da área e, assim, diminuir as mortes em todo o país. 

Santa Casa de Araraquara 

Ainda durante sua estada em Brasília, o prefeito Marcelo encaminhou ofício ao Ministério da Saúde pedindo o aumento de teto da Santa Casa, de Araraquara. 
“Repassamos, mensalmente, cerca de R$ 2,3 milhões para a Santa Casa, sem atrasos. 
Estamos cumprindo a nossa parte, pagando em dia os procedimentos realizados no hospital e vamos interceder, mais uma vez, junto ao Ministério da Saúde pelo aumento de repasse ao hospital”, afirmou Marcelo. 

“Pacto pela Saúde” 

Em discurso proferido durante o evento, a presidenta Dilma Rousseff destacou que o encontro é uma “reafirmação de um pacto republicano pela saúde, que é o setor, do ponto de vista da população, decisivo para a qualidade de vida”.
Segundo a presidenta, os programas “Melhor em Casa” e “SOS Emergências” são “a concretização deste pacto” e que só irão funcionar se os governos – Federal, Estadual e Municipal – “derem as mãos”, em prol de um atendimento de alta qualidade e gratuito.
Para a presidenta, o enfrentamento deste tipo de desafio requer “humildade e coragem. Humildade, para saber que há muito ainda que se melhorar e coragem, de assumir este processo”.
Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, afirmou que o programa Melhor em Casa “irá tratar o paciente no melhor local que existe, a sua casa, na companhia de seus familiares”. O ministro ressaltou que o programa se inicia com 110 equipes – incluindo Araraquara - de atendimento domiciliar credenciadas. “Nossa expectativa é que, até 2014, tenhamos 1000 equipes em todo o país”, avaliou o ministro.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o objetivo dessas ações é qualificar, no SUS, o atendimento nas urgências dos hospitais e levar atendimento domiciliar aos brasileiros. As iniciativas vão atuar integradas com as redes de Atenção às Urgências e Emergências (Saúde Toda Hora) e da Atenção Básica (Saúde Mais Perto de Você).