Fatec abre período para solicitar isenção e redução da taxa de inscrição do vestibular

Serão concedidas 6 mil isenções do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo marcado para o dia 7 de janeiro de 2024

Fotógrafo: Arquivo
25/09/2023 - 21h28

Foi aberto nesta segunda-feira (25) o período de solicitação de isenção e redução da taxa de inscrição do vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara. O prazo para fazer essa solicitação vai até as 15h do dia 13 de outubro. O período de inscrições acontece entre 16 de outubro e 12 de dezembro, com o exame marcado para o dia 7 de janeiro, um domingo, às 13h.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 84. Serão concedidas 6 mil isenções do pagamento da taxa para candidatos que comprovarem uma situação de vulnerabilidade social e que preencham, cumulativamente, os requisitos escolares de ter concluído integralmente ou estar concluindo em 2023 o Ensino Médio no território nacional brasileiro; estar concluindo o 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (supletivo), em escolas da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular, no território nacional brasileiro; ou estar concluindo o curso no Centro Estadual de Jovens e Adultos (CEEJA) com carga horária flexível e atendimento individualizado, no território nacional brasileiro.

Também é preciso estar integrado a grupo familiar cuja renda bruta mensal máxima corresponda a dois salários-mínimos por morador ou, em caso de candidato independente, ter sua renda bruta mensal máxima de dois salários-mínimos.

O candidato terá direito à redução de 50% do valor da taxa de inscrição desde que cumulativamente atenda os requisitos de ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino fundamental ou médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação. Para essa redução, o candidato deve receber remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos ou estar desempregado.

Vale ressaltar que entende-se por remuneração mensal a renda bruta mensal do candidato, composta do valor bruto do salário, proventos, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, Pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos de patrimônio, e quaisquer outros.

Ao todo, são disponibilizadas 120 vagas para Araraquara, sendo 40 vagas para gestão empresarial (manhã); 40 vagas para gestão comercial (noite); e 40 vagas para segurança da informação (noite).

Mais informações podem ser obtidas no site www.vestibularfatec.com.br.