Aluno do CAIC do Vale do Sol disputará vaga para o campeonato brasileiro de damas

Felipe Manoel da Silva, do 9º ano, já coleciona títulos e pretende chegar longe no esporte

10/11/2011 - 02h55

O estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Felipe Manoel da Silva, da Escola Municipal (EMEF) do CAIC “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, no Vale do Sol, disputará no próximo dia 26 uma vaga para o campeonato brasileiro de damas, em São Paulo.
O aluno, que começou a participar das competições na modalidade em 2010, já conquistou diversas medalhas em importantes campeonatos regionais, como o CIREJORDAM (Circuito Regional Escolar do Jogo de Damas), JOCOARA (Jogos Colegiais de Araraquara) e COP (Circuito Oeste Paulista). 
Dedicado e otimista, Felipe pretende alcançar a medalha e se diz preparado para enfrentar o desafio de ser o representante do Estado na categoria. “Treino diariamente com meu técnico e amigo Vagner Fernandes para melhorar o meu desempenho”, afirmou o damista. 
No dia 12 de novembro, Felipe disputará, ainda, o campeonato brasileiro Intermediário (Sub23) e em dezembro concorre pela sua categoria, como Iniciante (Sub15).  

Começo de tudo

O interesse de Felipe por jogos de tabuleiro começou na escola, quando começou a jogar xadrez em um dos diversos campeonatos de jogos de tabuleiros realizados na unidade. Depois disso, o aluno conheceu mais de perto o jogo de damas e, incentivado pelo professor e hoje técnico Vagner Fernandes, passou a participar de competições em toda a região. 
“Comecei a jogar damas em 2008 e em 2010 já competia, mas o xadrez foi a grande porta de entrada para que eu me interessasse pelos jogos” contou.
Considerado hoje um dos jogos mais populares do mundo, o jogo de damas, como esporte, começou no Brasil entre os anos 30 e 40, com Geraldino Izidoro. Grande parte das provas realizadas naquela época estão registradas no livro de autoria dele e de J. Cardoso chamado "Ciência e Técnica do Jogo de Damas".