Fotógrafo: Tetê Viviani
19/10/2023 - 22h03
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar, em parceria com o Ministério Público do estado de São Paulo, Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Regional (Drads) e secretaria estadual do Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (19), no Centro Internacional de Convenção, o Seminário Segurança Alimentar e População em Alta Vulnerabilidade.
Durante a abertura do seminário - que integra a 7ª Semana de Alimentação Saudável – Água é vida. Água é alimento - o vice-prefeito Damiano Neto enalteceu o apoio do Ministério Público e elencou várias ações da administração do prefeito Edinho para garantir a comida na mesa para as famílias em vulnerabilidade social e, consequentemente, dignidade e respeito pela situação.
“Recentemente, o programa municipal Cultivando o Futuro recebeu a Menção Especial, na categoria Governança, no 8º Fórum do Pacto de Milão. Agora, nesta semana, o projeto Padaria Solidária – Inovação no combate à fome e ao desperdício de alimentos conquistou a menção honrosa estadual do Prêmio Josué de Castro. Esses programas são exemplos de iniciativas concretas de combate à fome e oportunidades de alimentação saudável às famílias em situação de vulnerabilidade social”, relatou Damiano Neto ao saudar os participantes do evento.
A secretária da Saúde, Eliana Honain, destacou a luta da Prefeitura para garantir comida às pessoas humildes, sem reservas alimentares, que não conseguiam trabalhar durante o período da pandemia. “A rede solidariedade foi fundamental para garantir alimentos às pessoas. As secretarias municipais da Educação, do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Assistência e Desenvolvimento Social, passaram a fazer cestas de hortifrutis e distribuir nas escolas municipais e isso é governo com união intersetorial, é preocupação com a saúde das pessoas”, enfatizou Eliana Honain.
Em seguida, foram realizadas as palestras: “Não deixe ninguém para trás: A estratégia Araraquara sem fome”, ministrada pela secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, e pela coordenadora de Segurança Alimentar Silvani Silva, e “Desafios e perspectivas para o desenvolvimento regional na região central do estado”, apresentada pelo diretor Paulo Albano, da Drads.
Também participaram do evento os promotores de justiça Frederico Liserre Barruffini (Araraquara), Carlos Macayochi de Oliveira Otuski (Jaboticabal), Luciano Garcia Ribeiro (São Carlos), Cléber Pereira Defina (Matão), o procurador de Justiça Mário Augusto Vicente Malaquias; a vereadora Fabi Virgílio (PT).