Senai Araraquara disputa Olimpíada do Conhecimento em São Paulo

Onze alunos do Senai de Araraquara disputam com outros 789 alunos de 82 cidades os primeiros lugares na São Paulo Skills

Fotógrafo: João Pires/LBF
10/11/2011 - 03h22

Os alunos competidores têm 22 horas para entregar os trabalhos. Cerca de 200 estudantes, da unidade de Araraquara, de vários cursos com apoio de diretores e monitores visitaram o Anhembi na terça (8) e também na quarta-feiram (9) para conhecerem de perto o maior evento de educação profissional da América Latina.
“Os alunos estão bem preparados com o intuito de buscarem o melhor desempenho possível nas provas. Independente dos resultados, eles irão transferir a experiência aos outros companheiros que não participaram da Olimpíada, e o evento também é uma importante estratégia de aprendizado, aperfeiçoamento e crescimento profissional para alunos, monitores e professores”, afirmou o diretor do Senai de Araraquara, Paulo Sassi.
A competição exige planejamento, raciocínio rápido e habilidade na execução da tarefa. Agrupados em ilhas são apenas observados pelos visitantes, e o contato só é possível na hora do almoço. “Separei o material e as ferramentas, elaborarei uma estratégia para cada dia de trabalho que consiste na instalação de caixas de passagens, canaletas e painel de comando” contou o participante Reginaldo Alves, de18 anos, do curso de Eletricista Industrial, no Senai local.
O auxiliar técnico de Marcenaria, Marcelo Salviato Erct, 23, de Araraquara, trabalha na Olimpíada ministrando breves palestras sobre a profissão de marceneiro, equipamentos e ferramentas usadas no desempenho da função, perspectivas do mercado de trabalho e salários. “Procuro orientar os jovens sobre a evolução da cidadania por meio do trabalho sério e dedicado. É muito gratificante preparar um aluno para a olimpíada e poder passar a minha experiência”.
Marcelo Erct está no 2º ano de Arquitetetura e foi campeão estadual na modalidade Marcenaria em 2007, e nacional da Olimpíada de Curitiba,em 2008, e pretende chegar ao cargo de instrutor no Senai de Araraquara. “Recentemente o Brasil conseguiu o 2º lugar na Olimpíada Mundial Skills, 2011, em Londres, e tenho esperança que conseguiremos o primeiro lugar geral na próxima que vai ocorrer na Alemanha, em 2013”, concluiu Erct.
O professor de Eletro Eletrônica Carlos Eduardo Servidoni explicou que as alunas Paola Durante e Gabriela Fernandes desenvolveram para o modulo  Inova, uma competição paralela a Olimpíada, um aparelho que desliga o stand by dos aparelhos eletrônicos (TV, vídeo, DVD, CPU), sem ter que retirá-los da tomada de energia.
A novidade na Olimpíada, segundo o agente de treinamento do Senai José Antonio Espelho, é a implementação do Desafio de Idéias, outra competição paralela, com duas empresas apresentando problemas reais detectados. Com o problema na mão, grupos de alunos buscam as soluções orientados pelo coordenador Edson Fanzani, do Senai Araraquara.
Cerca de 50 mil visitantes  devem passar nos cinco dias do evento que tem 19 áreas de tecnologia, 51 modalidades, show room de carros, máquinas, equipamentos e também eventos artísticos, discoteca e desfile de modas.
O gestor de projetos da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Sandro Roberto Veloso,  acompanhou a Olimpíada e  destacou a parceria entre Prefeitura e o Senai. “Os cursos do Senai tem qualidade e são referências no País. Em Araraquara, a Prefeitura e o Senai qualificaram  nos últimos três anos cerca de 3.000 profissionais  para a construção civil”, destacou Veloso.