Araraquara é convidada para fórum sobre tecnologia

Fórum Smarter Cities 2011, realizado pela IBM, reúne líderes de cidades que mais progridem na América Latina, dentre elas Araraquara

Fotógrafo: João Pires/LBF
10/11/2011 - 03h24

O prefeito Marcelo Barbieri participa, nessa quarta (9) e quinta-feira (10), do Fórum Smarter Cities 2011, no Rio de Janeiro. O convite foi feito pela IBM, promotora do evento.
O fórum reúne líderes do governo e do meio empresarial das cidades que mais progridem na América Latina. O objetivo é discutir sobre novas tecnologias que atuem a favor dos municípios, trazendo possibilidade para impulsionar o desenvolvimento econômico, modernizar infraestruturas e transformar as cidades para a criação de um novo modelo urbano. 
Além do prefeito de Araraquara, apenas 9 prefeitos de outros municípios do país -  São José dos Campos (SP), Indaiatuba (SP), Catanduva (SP), Paulínia (SP), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Blumenau (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES) - foram convidados para o evento. “O convite da IBM para o Fórum Smarter Cities é muito importante, pois mostra que Araraquara é reconhecida como uma das cidades mais desenvolvidas, social e economicamente, do país”, afirmou o prefeito. “Somos parte integrante na busca de um novo modelo de gestão para o aumento da qualidade de vida nas cidades, aliando alta tecnologia e humanidade”, avaliou.
Dentre os assuntos debatidos, Marcelo citou a palestra “Planeta de Cidades Mais Inteligentes”, proferida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Em sua fala, o prefeito carioca apresentou projetos e ações – como o Centro de Operações, um moderno centro de monitoramento - que buscam a transformação do Rio numa cidade mais inteligente.
“É importante conhecermos projetos de grandes capitais, até para compararmos com as ações feitas no nosso município. Trabalhamos forte para que Araraquara faça parte das chamadas “cidades inteligentes”. Posso destacar a informatização que fizemos na rede de saúde, que agilizou os atendimentos, e na rede municipal de educação. Além disso, temos o videomonitoramento, que contribui com a segurança da cidade e, claro, a Internet para Todos, um grande projeto de inclusão digital, que conecta nossa população à internet, gratuitamente, além dos Telecentros nos bairros”, ressaltou o prefeito Marcelo.
O Smarter Cities 2011 é desenvolvido em torno de uma série de sessões integradas que possibilitam a troca de experiências e o compartilhamento das melhores práticas. Crescimento sustentável, cidades inteligentes e modernização urbana são alguns dos temas debatidos durante o fórum. 

Índice Firjan – Araraquara entre as melhores cidades do país

Para o prefeito Marcelo Barbieri, a participação de Araraquara no Smarter Cities 2011 “confirma os índices apresentados pela Firjan, que colocaram Araraquara entre as melhores cidades do Brasil”.
No último final de semana, a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) apresentou o ranking dos municípios que mais se desenvolvem no Brasil. O município de Araraquara ocupa a terceira colocação, com o índice de 0,9281 (onde 1 é o índice máximo), tendo por base estatística o ano de 2009, nos segmentos Educação, Saúde e Emprego e Renda. 
“A divulgação do índice Firjan comprova o ritmo acelerado de desenvolvimento da cidade e os avanços conquistados em cada área. Estamos investindo muito para que a população tenha sempre uma alta qualidade de vida. É só observarmos nossos índices na Educação (0,96), que superaram os números apresentados pela cidade de Barueri, que ficou em primeiro lugar no ranking”, lembrou Marcelo.
Além da Educação, o Índice Firjan avalia as áreas de Saúde e Emprego e Renda. 
De 2008 para 2009, Araraquara teve um aumento nos seus índices de Educação, saindo de 0,9525, em 2008, para 0,9600 em 2009. No setor Emprego e Renda, o município também cresceu, passando de 0,8718, em 2008, para 0,9035 em 2009. A Saúde manteve-se estável, com índice de 0,9207.