Carlos Careqa apresenta repertório de seu novo disco, Alma boa de lugar nenhum, no SESC Araraquara

11/11/2011 - 03h53

Carlos Careqa é um artista multifacetado. Cantor, ator e compositor versátil, encontra na música a inspiração para contar histórias repletas de paixão e cerebralismo. Ele chega ao SESC Araraquara em novembro para apresentar o repertório de seu novo disco, “Alma boa de lugar nenhum”.
Nascido em Lauro Muller, em Santa Catarina, Careqa iniciou seus contatos com as artes cênicas e a criação musical muito cedo. Durante sua juventude, estudou música e teatro no Paraná, até que mudou para São Paulo, onde iniciou sua carreira profissional oficialmente, atuando em peças, filmes e propagandas. Paralelamente, realizava shows com canções autorais em bares e casas noturnas da capital paulista.
Seu primeiro disco, “Os homens são todos iguais”, foi lançado em 1993, trazendo a música de trabalho “Acho”, sucesso nas rádios do país. Na seqüência, lançou outros álbuns de sucesso, como “Pelo Público” (2006), gravado ao vivo em show no teatro do SESC Ipiranga, e “À Espera de Tom” (2008), disco que traz versões de canções de Tom Waits. 
Sua nova empreitada sonora traz um artista renovado, de “coração em chamas, terno branco e pés descalços”: em “Alma boa de Lugar Nenhum”, disco lançado esse ano, Carlos Careqa explora ambientações que remetem aos cabarés de outrora, misturando o erudito e o popular num espetáculo excêntrico e bem humorado. Tornando esse universo ainda mais sólido, o show conta ainda com participações da cantora Tatiana Parra e do pianista Paulo Braga.
Se no álbum em questão as gravações exploram o formato “piano e voz’, ao vivo não diferem dessa fórmula: Carlos, além de cantar, também conta com os vocais de Parra, que contribui para o espetáculo adicionando versões de artistas distintos à seleção de canções (‘Três Apitos’, de Noel Rosa, e ‘Nana’s Lied’, de Bertolt Brecht e Kurt Weil). Braga, por sua vez, os acompanha mostrando grande afinidade com o instrumento que domina.
Entre as composições inéditas mostradas por Careqa, estão ‘Sucessão de Fracassos’, ‘Balada da dependência sexual’, ‘Guaraná Jesus’ e ‘Chorando em 2001’. O show é dirigido pelo próprio cantor, que aproveita todos os recursos cênicos de que dispõe para fortalecer ainda mais suas canções e injetar assim, novo fôlego em nossa MPB. Carlos Careqa se apresenta hoje (11), às 20h, no Espaço Garimpo. Grátis!