Palestra da Escola de Governo aborda a saúde e segurança do jovem trabalhador

Atividade voltada a estagiários do Programa Jovem Cidadão foi realizada nesta quarta-feira (22) no NEJA

Fotógrafo: Divulgação
23/11/2023 - 22h27

Nesta quarta-feira (22), a sala auditório do Núcleo de Ensino de Jovens e Adultos (NEJA) recebeu a palestra "Saúde e segurança do jovem trabalhador", atividade promovida pela Escola de Governo de Araraquara em parceria com Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A palestra, voltada para estagiários do Programa Jovem Cidadão, foi ministrada nos períodos da manhã e da tarde, para abranger todos os jovens inseridos no programa. Os palestrantes foram Yuri Henrique Perusso, técnico em Segurança e Saúde do Trabalho, e Rafaella Pucca, gerente de Assuntos Administrativos e Educacionais da Escola de Governo.

Yuri falou sobre a importância do conteúdo abordado. "Em um mundo de oportunidades, a segurança e saúde no trabalho não são apenas direitos, são alicerces que sustentam nossos sonhos e construções profissionais. Capacitados e conscientes, os jovens de hoje são os construtores de um futuro seguro e promissor. Juntos, erguemos carreiras sólidas sobre alicerces de responsabilidade e bem-estar", comentou.

O programa Jovem Cidadão foi criado na primeira passagem de Edinho pela Prefeitura, iniciada em 2001, e retomado em 2017. Desde a retomada do programa, 603 jovens já passaram pelo Jovem Cidadão, sendo que 83 estagiários estão atuando na Prefeitura no momento.

O objetivo da iniciativa é oferecer aos estudantes do ensino médio, técnico, profissionalizante e superior a oportunidade de aprimoramento e prática dos conhecimentos teóricos por meio de estágios supervisionados na administração direta e indireta e em órgãos públicos conveniados com a Prefeitura. A iniciativa garante experiência e conhecimento, quebrando a barreira do primeiro emprego sem que o jovem tenha que interromper seus estudos.