O projeto, que visa a inclusão social pelo trabalho, é intersetorial e tem apoio de todas as secretarias municipais
Fotógrafo: Tetê Viviani
27/11/2023 - 22h30
A primeira etapa para formatação de uma cooperativa que agrega cooperados selecionados pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), da rede municipal, foi concluída nesta segunda-feira (27) com trabalho exposto no Centro de Capacitação Social e Profissional, o Espaço Kaparaó, na Vila Yamada, zona norte de Araraquara.
O projeto que visa a inclusão social pelo trabalho é desenvolvido em parceria com o Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com participação da professora doutora Isabela Aparecida de Oliveira Lussi.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain e a coordenadora executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, participaram do evento.
O aluno Vladimir Barbosa, com apoio de professores e demais alunos, apresentou o sabão caseiro, produzido pelo grupo e já com a marca “Seiva”, escolhida democraticamente.
O próximo passo será a definição do local de produção para o Centro Produtivo de Saúde Mental e Economia Solidária e a administração do empreendimento pelos cooperados.
“Este trabalho é muito importante para a Saúde Mental e só vem agregar dentro da nossa secretária e para a população. Vocês já desenvolveram um produto, escolheram o nome dele, fizeram o sabão com amor e carinho, isso é muito significativo”, afirmou o Damiano Neto.
Eliana Honain ressaltou que o projeto para a saúde mental é intersetorial e tem apoio de todas as secretarias municipais.
“A Economia Solidária e a Saúde Mental trabalhando juntas é muito relevante. A qualidade do sabão para lavar e deixar a roupa limpa não tem igual. Nossos pais e nosso avós faziam sabão em casa. Pegar esta ideia e transformar em trabalho e renda é muito valoroso. É preciso ressaltar esta intersetorialidade”, destacou Honain.
O plano da cooperativa foi elaborado pelos cooperados com missão de produtos ecológicos, trabalho respeitoso e geração de renda para todos.