SAP promete a Edinho solução para falta de médicos na penitenciária

15/11/2011 - 01h27

O deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, entrou em contato com o titular da Secretaria da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, para tratar da falta de médicos e dentistas na Penitenciária Regional de Araraquara.
Os profissionais contratados pelo governo do Estado deixaram de prestar serviços no presídio há cerca de um mês, por não haver concordância com os salários praticados. Os médicos consideram baixa a remuneração de R$ 2,2 mil por mês por 20 horas semanais.
De acordo com Edinho, o secretário Lauro Gomes se comprometeu a cuidar pessoalmente do caso. “Os presos estão na penitenciária sob custódia do Estado e não podem ficar sem assistência médica, isso caracteriza uma situação muito grave”, disse o parlamentar. A penitenciária de Araraquara tem vaga para 1.504 presos e, sem médicos prestando serviços no presídio, há necessidade de transporter os doentes para atendimento no Pronto-Socorro Municipal. “Isso assusta a população, pois o deslocamento sempre representa risco. Sem contar a possibilidade de conflitos na própria unidade prisional”, afirmou Edinho.
Membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado disse que se o problema não for solucionado ainda nesta semana, vai levar o caso ao conhecimento da Casa. “É correto exigirmos que quem cometeu crime pague por ele, mas a pena deve ser cumprida garantindo ao preso tratamento humano digno”, salientou.