População lota auditório do Sesc para discutir acessibilidade

Fotógrafo: João Pires/LBF
15/11/2011 - 01h29

O prefeito Marcelo Barbieri participou da abertura da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento reuniu secretarias municipais, entidades e população para debater e conscientizar a sociedade em geral sobre os direitos a todo tipo de acessibilidade das pessoas com deficiência no município e em âmbito regional.
O prefeito Marcelo falou sobre a luta das pessoas com deficiência em Araraquara e destacou os avanços no setor com a criação, em 2009, da Assessoria Especial de Políticas para Pessoa Com Deficiência (AePCD), que, desde então, tem desempenhado papel decisivo para a aprovação de políticas públicas.“Com o apoio da Câmara Municipal, garantimos a obrigatoriedade da acessibilidade em todos os prédios públicos ou de freqüentação pública que forem construídos em Araraquara. Procuramos fazer com que a inclusão aconteça tanto no aspecto arquitetônico como de educação, oferecendo cursos voltados a esse público”, salientou o prefeito, citando também as aulas de artes plásticas com o Projeto Ateliê Aberto, o convênio com escolas especiais e a inclusão dentro das classes regulares das escolas municipais.
Marcelo falou ainda sobre os 10 novos ônibus com acessibilidade adquiridos pela CTA, a implantação de Telecentro com equipamentos especiais para pessoas com deficiência visual e o Centro Internacional de Convenção – o espaço para realização de grandes eventos foi construído com total acessibilidade e inaugurado recentemente pelo prefeito.
O secretário estadual adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, que fez a palestra de abertura, elogiou as políticas públicas implantadas em Araraquara. “Prefeito Marcelo Barbieri, fiquei entusiasmado e emocionado com o que encontrei aqui. Já viajei por muitos países defendendo a causa dos deficientes. Não é verdade que existe um lugar no mundo totalmente adaptado. As leis que temos no Brasil nos colocam à frente de muitos países, e é assim, com o apoio de todos, que conseguimos avançar”, afirmou.
“Há 50 anos, uma pessoa com deficiência era deixada em uma instituição esperando pela morte. Hoje, nós atingimos nossa condição de cidadania, de igualdade de oportunidades”, destacou Pellegrini, citando que o Brasil contabiliza atualmente cerca de 26 milhões de pessoas com deficiência - 5 milhões só no Estado de São Paulo.
O presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara, conclamou os vereadores de Araraquara e região a ajudar a causa das pessoas com deficiência e distribuiu uma cartilha com vários modelos de leis sobre acessibilidade. O presidente fez um elogio especial ao deputado estadual Roberto Massafera, presente à cerimônia, pela qualidade de homem público que defende as pessoas com deficiência.
“Percorro todo o Estado de São Paulo e não encontro essa sinergia que vi em Araraquara entre o deputado e o prefeito Marcelo Barbieri, que trabalham juntos em prol do município. Cheguei à cidade há alguns dias e com as pessoas que conversei pude perceber que a população reconhece o trabalho e a dedicação do prefeito e demais autoridades”, assinalou Sebastião Misiara.
Também compôs a frente de honra o vereador Elias Chediek, que é diretor regional da Uvesp. O evento contou com a presença de diversas autoridades de Araraquara e municípios da região, entre elas a prefeita de Rincão, Therezinha Servidoni.
Criada em 2010, a Caravana da Acessibilidade é uma ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Uvesp e Rede Lucy Montoro, e tem apoio também do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, além de Prefeituras e Câmaras Municipais.