Marcelo destaca benefícios para população com novos médicos da Uniara

Formatura dos 58 alunos do curso de Medicina foi realizada no domingo, no Centro Internacional de Convenção

Fotógrafo: João Pires/LBF
15/11/2011 - 01h31

O Centro Universitário de Araraquara (Uniara) formou a primeira turma com 58 novos médicos. A turma, que tem como patrono o coordenador doutor Valter Curi Rodrigues, iniciou o curso em 2006 e o ato de colocação de grau foi realizado no domingo (13) no auditório do Centro Internacional de Convenção Doutor Nelson Barbieri, localizado no Jardim Primavera, Região Norte de Araraquara.
O prefeito Marcelo Barbieri, em nome de todos os homenageados que colaboraram na criação do curso de Medicina, agradeceu o empenho dos novos médicos no atendimento nos programas Estratégia da Saúde da Família (ESF) e no Hospital Santa Casa. “A rede básica de Saúde foi beneficiada com atendimento humanizado dos alunos da Uniara e essa mudança também foi eficaz na Santa Casa. Essa conquista foi possível graças a qualidade dos professores”, destacou o prefeito.
O reitor da Uniara, Luiz Felipe Cabral Mauro, enalteceu o empenho do prefeito Marcelo Barbieri e dos deputados Roberto Massafera, Dimas Ramalho, Edinho Silva e Newton Lima, que lutaram pela aprovação do curso de Medicina. Luiz Felipe lembrou que recentemente a presidente Dilma Rousseff afirmou que faltam médicos no País. “Aceitamos o desafio e implantamos um curso inovador e transformador que irá colaborar para elevar a qualidade da Saúde no Brasil”, disse o reitor.
Valter Curi Rodrigues, coordenador do curso, elogiou o trabalho da rede municipal de saúde, que começou a ser implantado no governo do ex-prefeito Clodoaldo Medina, e que os novos médicos têm muito a acrescentar na qualidade e no atendimento nos postos de saúde e hospitais.
Para o deputado Edinho Silva, a transformação da Santa Casa em Hospital escola é um passo importante para a fomentação da pesquisa. Ele conclamou os novos médicos e médicas a acreditarem no Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos paraninfos da turma, o cirurgião doutor Luís Marcelo Inaco Cirino, enalteceu  a força e a fibra dos alunos que ajudaram a Santa Casa a receber o certificado “Hospital Amigo da Criança”, a desenvolver a campanha “Adote um leito”, e a implantação de cinco novos programas, pela Comissão Nacional de Residências.
O formando Guilherme Vantine, um dos oradores da turma, relatou as dificuldades encontradas pela primeira turma e ressalvou o orgulho de ter ajudado a construção do curso de Medicina. “Com dedicação, respeito e carinho, os jovens estudantes de Medicina contribuíram ativamente pra a mudança no cenário da atenção à saúde em Araraquara”.
Feliz com o diploma na mão, o médico Bruno Nacarato, de 24 anos, natural de Monte Alto, em meio a cumprimentos de parentes e amigos contou que pretende se especializar em cirurgia plástica.A solenidade contou com o brilhantismo do coral da Uniara, sob a regência do maestro Rogério Toledo.