Edinho reafirma compromisso com APAE de Araraquara

Na Feira da Bondade, deputado ressaltou o trabalho voluntário e a manifestação de solidariedade da população de Araraquara

17/11/2011 - 02h52

O deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, participou na terça-feira, dia 15, do encerramento da 25ª edição da Feira da Bondade realizada pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araraquara. Na ocasião, reafirmou seu compromisso de trabalhar junto às instâncias governamentais a fim de ajudar a entidade. Neste ano, Edinho destinou uma emenda parlamentar de R$ 75 mil à APAE que será utilizada na aquisição de um transporte. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a verba deve ser empenhada ainda este ano.
Para Edinho, a APAE cumpre papel fundamental na sociedade, já que garante cidadania e melhores condições de vida às pessoas com deficiência. “A APAE, através do seu belíssimo trabalho educacional e de formação, tem garantido os direitos das pessoas com necessidades especiais. É, certamente, um instrumento para a construção da cidadania, de uma sociedade mais igualitária”, disse o deputado, parabenizando todos os profissionais ligados à entidade.
Edinho esteve na atividade acompanhado da vereadora Márcia Lia (PT). Foi recepcionado pela presidente da entidade, Djanira Matioli de Oliveira e pelo presidente da Feira da Bondade, Pedro Paulo Ferrenha, mais conhecido como Nenê. Segundo cálculos Diretoria, mais de nove mil pessoas passaram pelo local nos cinco dias de festa. “Toda a renda é revertida para desenvolvimento dos programas educacionais realizados pela APAE”, disse Nenê que é presidente da Feira pelo quarto ano consecutivo.
O deputado aproveitou a oportunidade para parabenizar as mais de 100 pessoas que trabalharam e garantiram a realização da Feira. Junto com a diretoria, Edinho e Márcia passaram por todas as barracas de alimentação e artesanato cumprimentando os voluntários. “Também quero parabenizar a população de Araraquara que mais uma vez manifestou sua solidariedade ao vir à APAE e participar dessa bonita festa”.
Fundada em 1963, a APAE presta atendimento educacional especializado para cerca de 330 crianças e adolescentes portadores de deficiências mentais com atividades educativas, esportivas e culturais. São realizados ainda atendimentos nas áreas médica, odontológica, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Na área das artes são desenvolvidos projetos como banda, coral, grupo de danças, teatro, capoeira, artes visuais, educação física, entre outras.

Parcerias
Durante o governo Edinho, várias parcerias e convênios foram firmados com a APAE e outras instituições que trabalham com a questão das pessoas com deficiência mental ou física como a UDEFA, Fundação Toque e a PARA-DV.
A Plenária temática do Orçamento Participativo para Deficientes possibilitou, dentre muitas obras e programas, a implantação dos transportes adaptados na cidade. Até 2000, não havia nenhum veículo próprio para locomoção de deficientes. Em 2008, no final do Governo Edinho, três microônibus adaptados circulavam em todas as regiões da cidade, além de uma van para serviços ligados à área da saúde.
Também foi no governo Edinho que foi inaugurada a piscina coberta e aquecida para pessoas com deficiência com elevador, além da sala de fisioterapia. Dentre outras conquistas estão: implantação do Centro de Referência da Cidadania, o semáforo sonoro em vias de tráfego intenso, colocação de elevador em escolas de dois pavimentos, instituição do Programa Especial de Educação na rede de ensino, Bolsas para crianças com paralisia cerebral, construção do novo CRASMA (Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental), entre muitos outros. Na área de esporte, várias equipes de competição e de lazer foram montadas nas modalidades capoeira, basquete sobre rodas, atletismo e natação.
“Uma cidade que se propõe a ser moderna e progressista deve oferecer direitos iguais a todos os cidadãos. Trabalhamos muito para que pudéssemos melhorar as condições de vida dessas pessoas e a parceria com as instituições de Araraquara sempre foi fundamental”, afirmou Edinho.