Bate-papo abordou a importância do equilíbrio emocional e de "cuidar de quem cuida"
Fotógrafo: Divulgação
01/02/2024 - 20h31
O Centro Municipal de Referência do Autismo "Aldo Pavão Júnior" realizou nesta terça-feira (30) um encontro com o tema "A importância de cuidarmos da nossa saúde mental, afinal, quem cuida de quem cuida?", em um bate-papo com os pais das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pela unidade.
A reunião também foi influenciada pelo "Janeiro Branco", campanha que é focada na saúde mental e visa inspirar as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que está começando. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e desejamos concretizar.
Karina Maia, pedagoga, psicopedagoga com especialização em TEA e gestora do Centro de Referência do Autismo, falou sobre o propósito do bate-papo. "Pensamos nesse encontro para celebrar o Janeiro Branco, refletindo sobre a vital importância de zelarmos pela nossa saúde mental. Afinal, quem cuida do cuidador? Neste espaço acolhedor, mães, pais e cuidadores compartilharam vivências, criando laços de apoio mútuo. Em meio a trocas enriquecedoras, reafirmamos que cuidar de quem cuida é um gesto de amor, sustentando a base do bem-estar emocional. Que esses laços fortalecidos continuem a ser fonte de conforto e inspiração e que possamos continuar proporcionando ações como essa em nossa rede", comentou.
O Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” foi inaugurado em 2020 pela Prefeitura de Araraquara como um dos primeiros centros de referência do autismo públicos do estado de São Paulo. Sua proposta é assegurar um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas de Araraquara e da microrregião. A unidade especializada foi um compromisso firmado com entidades ligadas ao tema. É resultado do projeto elaborado pelo grupo de trabalho instituído pelo prefeito Edinho em abril de 2017, reunindo representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, e Planejamento e Participação Popular, além da sociedade civil organizada.
O espaço possui atualmente cerca de 400 a 500 pessoas com TEA cadastradas e atende cerca de 150 crianças, jovens e adultos. O Centro de Referência do Autismo fica na Rua Nove de Julho, 3.700, Jardim Dom Pedro I, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones para contato são (16) 3335-9463 e (16) 99607-3617.