Edinho e Fufuca anunciam CT de futebol feminino referência para o Brasil

Ministro do Esporte participou de encontro com lideranças esportivas de Araraquara e região nesta quarta-feira (28)

Fotógrafo: Tetê Viviani
28/02/2024 - 21h55

A cidade de Araraquara recebeu nesta quarta-feira (28) a visita do ministro do Esporte, André Fufuca, que participou, ao lado do prefeito Edinho, de um encontro com lideranças esportivas da cidade e região no Distrito Araraquara (antigo Cear). O encontro teve o objetivo de estreitar as relações dos representantes da área esportiva regional com o Governo Federal e dialogar sobre a importância de investimentos no esporte para melhoria na qualidade de vida da população e para a ampliação de oportunidades para a juventude.

No evento, Edinho anunciou uma novidade relacionada ao futebol feminino. "O Brasil tem um débito histórico com o futebol feminino e nós temos que corrigir isso. Eu propus ao ministro que Araraquara tenha um centro de treinamento de referência no futebol feminino. Essa proposta foi abraçada pelo Ministério e quero agradecer a todos os profissionais que trabalharam para que esse projeto continuasse de pé. Nós aprovamos esse projeto com a Lei de Incentivo, estamos na fase final de captação e ainda este ano Araraquara terá um centro de treinamento de futebol feminino que será referência para o Brasil. E digo ainda que teremos um CT que será um dos mais bem estruturados do mundo", revelou.

Segundo Edinho, a ideia é que o local seja também um espaço que ofereça clínicas de futebol feminino e cursos de capacitação para mulheres que queiram ser treinadoras, preparadoras e gestoras.

Fufuca elogiou o engajamento do prefeito na busca por recursos voltados para o esporte e anunciou seu apoio ao projeto. "O prefeito Edinho sempre se propõe a brigar por Araraquara, procurando investimentos e procurando ajuda do Governo Federal. E quando ele nos procura e pede ajuda do Ministério para que possamos ter em Araraquara o primeiro centro de formação do esporte feminino do Brasil, eu não posso, de forma alguma, dizer não. Conte com o Ministério do Esporte para ajudarmos na Lei de Incentivo, para ajudarmos no certificado, mas conte também conosco para conseguir recursos para terminar a obra, recursos para manter essa obra, que vai ser um marco não apenas para São Paulo, mas para o Brasil inteiro, porque quando tivermos essa obra concluída, teremos a capital do esporte feminino do Brasil aqui em Araraquara", assegurou o ministro, que também respondeu perguntas de representantes dos outros municípios.

Luiz Antonio Noli, prefeito de Santa Lúcia e presidente do Conselho de Municípios da Região Central (Concen), falou em nome dos prefeitos da região e enalteceu a forte ligação de Araraquara com o Governo Federal. "Eu venho de dois mandatos e passamos por um momento em que não tínhamos acesso a ministros e a ministérios, por isso parabenizo o Edinho por essa articulação. Pelas minhas contas, André Fufuca é o 10º ministro que podemos nos aproximar para ter um contato, para apresentar um pouco das nossas demandas e ter um pouco de acessibilidade do que o Governo Federal tem para a nossa região", comentou.

Cidade referência no esporte

A secretária de Saúde, Eliana Honain, que representou os gestores da Prefeitura, destacou a atenção dada pelo Governo Municipal às ações voltadas para a saúde e bem-estar da população. "Nossa cidade se sobressai em todas as políticas públicas, mas esporte é algo que tem feito a diferença nesta cidade. São mais de 8 mil crianças inseridas nas Escolinhas de Esportes. Isso faz total diferença na saúde, mas principalmente na saúde mental das crianças, assim como no futuro dessas crianças. Mas não cuidamos só de crianças, adolescentes e jovens, cuidamos de todas as idades e cuidamos também do esporte de alto rendimento, onde Araraquara se destaca, pois é muito importante ter exemplos. Araraquara cuida bem e sabe cuidar de sua população. Em nome dos gestores, temos muito orgulho de fazer parte desse governo e temos o compromisso de continuar cuidando de todos da melhor maneira possível e em todas as áreas", frisou.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) também valorizou a atenção à infância e juventude. "Araraquara é diferente, é uma cidade que inclui de fato os nosso jovens e as nossas crianças nas políticas públicas do esporte e da cultura. Eu viajo esse estado todo e tenho orgulho em dizer que Araraquara é referência no esporte e na cultura. Parabéns ao prefeito Edinho e a todas as pessoas que tocam essa cidade com muito respeito às pessoas", afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), valorizou a presença do ministro na cidade. "Araraquara é terra de grandes esportistas e de uma paixão contagiante pelo esporte. A visita do ministro André Fufuca demonstra o compromisso do Governo Federal com o esporte em nosso município. Sabemos da importância do esporte para os nossos jovens e é fundamental para a saúde física e mental, para a inclusão social, resgate de jovens em situação de vulnerabilidade e para a descoberta de talentos. Tenho certeza de que com o trabalho conjunto do Governo Federal, do Governo Municipal e da comunidade, Araraquara terá ainda mais destaque no esporte", ressaltou.

Também participaram do encontro os vereadores Alcindo Sabino (PT), Edson Hel (PPS), Emanoel Sponton (Progressistas) e João Clemente (PSDB); a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o vice-prefeito e secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária da Educação, Clélia Mara Santos; o secretário de Planejamento e Finanças, Adriano Altieri; a secretária de Administração, Juliana Lujan; a secretária de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamalia de Vasconcelos Augusto; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Careiro; a secretária de Cultura, Teresa Telarolli; o chefe de gabinete, Renato Ribeiro; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; o procurador geral do Município, Jose Melhen; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o diretor executivo da Fundart, Weber Fonseca; o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Edio Lopes; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; o superintendente do Daae, Delorges Mano; o presidente da Morada do Sol, Eventos e Participações SA, Manoel Araújo Sobrinho; a presidente do Conselho do Orçamento Participativo, Sandra Catanzaro; além de prefeitos e secretários de Esportes de outros municípios como Américo Brasiliense, Gavião Peixoto, Tabatinga, Itápolis, Monte Azul Paulista, Ribeirão Preto, Barretos, Boa Esperança do Sul, Porto Ferreira, Matão e Dobrada.

Após o encontro, o ministro André Fufuca também participou da solenidade de entrega das obras de reforma e revitalização da Área de Lazer "José Albino", que fica na Rua José Rodrigues dos Santos, 160, no Jardim Indaiá.