Maternidade Gota de Leite inicia Programa de Desenvolvimento de Pessoas

Programa é uma das ações de intervenção ao Diagnóstico Organizacional realizado em 2022 e 2023, que buscou mapear potencialidades e fragilidades dos colaboradores da Fungota

28/02/2024 - 21h59

“Consulte não a seus medos, mas as suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre o seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer”. É com essa filosofia de trabalho que o setor de Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas da Maternidade Gota de Leite deu início, na semana passada, ao Programa de Desenvolvimento de Pessoas, como uma das ações de intervenção ao Diagnóstico Organizacional realizado em 2022 e 2023.

De acordo com Ticiana Tortorelli, psicóloga e coordenadora da equipe multiprofissional da Maternidade Gota de Leite, o diagnóstico buscou mapear potencialidades e fragilidades, de forma assertiva, ampliando o entendimento sobre como a organização caminha atualmente.

“Equipes e lideranças foram avaliadas e avaliaram, através da Avaliação de Desempenho e Pesquisa de Clima. De acordo com o resultado do diagnóstico, propomos os treinamentos comportamentais visando aprimoramento e qualidade de vida no trabalho”, explica a psicóloga.

Ainda segundo ela, durante a aplicação do programa, serão trabalhados com os colaboradores temas como motivação, relacionamento interpessoal, potencial, responsabilidade, ética no trabalho, melhoria contínua, assiduidade, expectativa de desempenho, estilo de liderança, valorização e reconhecimento, autonomia e inovação. Os treinamentos estão sendo realizados nos quatro turnos da Maternidade: manhã, tarde e dois turnos noturnos.

O programa seguirá com treinamentos específicos para liderança e treinamentos específicos para equipes, visando, fortalecer e ampliar repertório comportamental, promover reflexões e aprendizagem significativa.

“O objetivo desse trabalho complexo é melhorar a ambiência laboral refletindo em maior qualidade nos serviços oferecidos por cada colaborador, independente do setor e função, pois entendemos que a equipe Fungota, assim como uma engrenagem, funciona de forma interdependente entre todos os colaboradores”, ressalta Ticiana, acrescentando que participam desse programa de desenvolvimento pessoal todos os setores da Maternidade, incluindo a administração, o financeiro, o jurídico e o setor hospitalar, bem como toda a diretoria Fungota.

O Programa de Desenvolvimento de Pessoas na Gota de Leite está organizado dentro de um extenso cronograma que prossegue até o mês de agosto de 2024.  “Partimos do pressuposto de que a vida é um aprendizado constante e somos frutos de nossas aprendizagens”, conclui a psicóloga Ticiana Tortorelli.