Araraquara celebra Consciência Negra com várias atividades

Fotógrafo: João Pires/LBF
18/11/2011 - 02h30

A Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial – realiza uma programação voltada para a comemoração do mês da Consciência Negra, até o dia 29 de novembro.
Este ano, a edição chega com o nome “Netos de Zumbi dos Palmares”. De acordo com a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Alessandra de Cássia Laurindo, as edições anuais são temáticas. “Neste ano, resolvemos homenagear o grupo cultural de Guiné Bissau ‘Netos de Bandim’, que esteve conosco no Carnaval, nos passando uma mensagem de amor e comprometimento. Então, resgatando a imagem de um grande brasileiro e herói da luta negra, por todo seu significado histórico, o mês será: Netos de Zumbi dos Palmares", explica.
Missa Afro, cinema, futebol, palestra, visitas ao Centro de Referência Afro (CRA) e shows marcam a programação, que conta ainda com o 1º Encontro do Conhecimento e Identidade Negra, o Prêmio Zumbi dos Palmares, e a 5ª Marcha Regional da Consciência Negra. 
Educação - Os CERs e EMEFs da cidade ganham um programa diferente: a visita monitorada ao Centro de Referência Afro, nos dias 18 e 24. As visitas divulgam as ações do Centro e complementam o trabalho sobre cultura africana desenvolvido com as crianças, com dinâmicas específicas sobre a história do negro no Brasil.
No dia 18, a Uniara sedia o 1º Encontro do Conhecimento da Identidade Negra, numa realização do CRA com NEAB (Núcleo de Estudos Afro Brasileiro) e do próprio centro universitário. “O encontro visa aproximar o universo acadêmico da população em geral, para trocar informações e aprofundar o debate sobre a história do negro nos dias atuais”, esclarece Alessandra.
Zumbi e dança - O Prêmio Zumbi dos Palmares, em sua 6ª edição, será realizado no dia 19, às 19 horas, no Palacete das Rosas, numa realização da Câmara Municipal e Conselho de Combate à Discriminação e ao Racismo. A homenageada é Alessandra de Cássia Laurindo. Depois, às 22 horas, a cantora Paula Lima realiza show no Clube Melusa, com ingressos a R$ 20,00 (antecipado) na bilheteria do Clube. O show é uma realização de Costa Produções.
Também no dia 19 será realizado um Workshop de Dança e Cultura Afro-Brasileira, com Enoque Santos, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, das 8 às 12h e das 14 às 17h. As inscrições podem ser realizadas nas Oficinas Culturais Lélia Abramo, na Vila Xavier, até o próximo dia 18. São 40 vagas. A realização é da Secretaria Estadual da Cultura e Oficina Cultural Lélia Abramo, em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Educação, Fundart e CRA.
Feriado - No feriado da Consciência Negra, no dia 20 (domingo), a partir das 10 horas, no Parque Pinheirinho, serão realizadas: a 5ª Marcha Regional da Consciência Negra, a Missa Afro, e grande show com Tobias da Vai Vai. A coordenadora lembra que a Marcha terá a concentração na portaria do Pinheirinho, e seguirá até o palco principal, onde acontecerá a Missa Afro, prevista para ter o início às 11 horas. 
A missa será celebrada pelo Padre Toninho (Antônio Aparecido de Marco Filho) da Paróquia de Santana. “A idéia de uma Missa Campal já é antiga, e esse ano coincidiu com a reforma da Igreja do Santana (onde a Missa foi realizada em anos anteriores). Mas ressaltamos que será nos mesmos moldes: respeitando os ritos católicos e a simbologia das religiões de matrizes africanas”, comenta Alessandra. 
O show do Tobias da Vai Vai está previsto para ter início às 14h e conta com grupos locais na abertura.
Alessandra lembra que “este ano, mesmo o feriado caindo no domingo, o seu principal compromisso será mantido, que é a reflexão para o significado da data, a avaliação de como vive o negro hoje e os reais avanços na luta pela igualdade”. 
Experiências  - “O Olhar Brasileiro sobre Cabo Verde” é o tema da palestra que acontece no dia 24, às 19 horas, no CRA. Será um diálogo, onde o casal araraquarense Fátima Aparecida e José Carlos Anselmo da Costa contará as experiências vividas na viagem que realizaram ao país de Cabo Verde, na África, com exposições de fotos e objetos. Também participam, para troca de informações, alunos caboverdianos que estudam na Unesp.
Às 16h30, do dia 25, no CRA, acontece uma homenagem às negras senhoras, com o “Chá da Tarde com Velha Guarda”. “Já que o mês é alusivo aos netos de Zumbi, nada mais justo que homenagearmos as avós e diante disso, faremos um chá da tarde com contação de histórias reais, que serão registradas para arquivo da Coordenadoria. As interessadas em participar podem confirmar a presença até o dia 22 no próprio CRA”, lembra Alessandra.
Integração - A Praça de Santa Cruz recebe, no dia 26, das 9 às 13 horas, o “Afro Cidade” – evento que reúne apresentações das Oficinas Culturais Municipais realizadas no CRA, além de orientações sobre casos de racismo. “É uma oportunidade de divulgar o trabalho realizado durante o ano pelo CRA e também para os alunos se apresentarem publicamente para a cidade”, informa a coordenadora. 
O 5º Encontro Regional das Religiões de Matrizes Africanas será realizado no dia 26, a partir das 15 horas, na Sala Jean Paul Sartre, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa. No encontro, os representantes dos terreiros devem discutir os problemas enfrentados por eles, seus direitos e deveres previstos por lei.
Já a ONG Fonte realiza, no dia 27, a partir das 11 horas, no Clube Estrela, um Almoço Dançante de lançamento do enredo da escola de Samba Nação Quilombola e também o lançamento do “Ponto de Cultura”.
Cinema - O Cinema em Série Especial Consciência Negra – realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – apresenta  “Mandela” (dia 21) e “Besouro” (dia 28). 
Encerramento - A programação encerra-se no dia 29, com uma palestra sobre elaboração de projetos sociais, realizada pela palestrante Simone de Loiola Ferreira, no CRA – que promove o evento juntamente com o Cladin/Nupe da Unesp. O objetivo é orientar ONGs e associações que muitas vezes têm um projeto social, mas não sabem como recorrer a verbas estaduais e federais.