Semana do Circo de Araraquara tem início no próximo dia 27

27 de março é comemorado o Dia Nacional do Circo; programação apresenta o tema “Julieta Presente, Julieta Semente”

20/03/2024 - 22h49

Araraquara recebe, na próxima semana, a 3ª Semana do Circo de Araraquara, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A edição chega marcada pelo tema “Julieta Presente, Julieta Semente”, em homenagem à artista circense e cicloativista Julieta Hernández.

A programação tem início no Dia do Circo, comemorado em 27 de março (quarta-feira), e segue até o dia 07 de abril, com diversas atividades gratuitas.

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, lembra que a edição deste ano é profundamente significativa sob vários aspectos. “Se de um lado é a feliz reiteração de um compromisso com a arte circense, suas manifestações e seus artistas, de outro é uma pungente manifestação de resistência frente à inominável violência sofrida por Julieta Hernandes, assassinada covardemente. Que a nossa 3ª Semana do Circo de Araraquara, seja instrumento de celebração à vida e à alegria, daquele jeito que só a arte consegue promover."

O evento tem organização de Bárbara Monteiro e Denis Pimenta que, junto a Bel Macari e Gabriel Guimard, assinam a curadoria da Semana. Bárbara Monteiro conta que a semana do circo deste ano é voltada a celebrar Julieta Hernandes, palhaça, imigrante, ciclista e mulher. “Realizaremos um manifesto por sua vida, como forma de refletir e reviver seus ideais e ressignificar e assimilar sua história através da arte. De modo que Julieta vire semente que se espalha entre artistas e sua arte, germinando seu trabalho e não deixem diminuir a luz dos assuntos que ainda precisam ser debatidos como a luta diária de ser mulher em nossa sociedade.”

Bárbara e Denis foram tocados pelas notícias e manifestos que aconteceram em todo o Brasil no começo do ano devido à morte da artista e, assim, optaram pela temática que homenageia Julieta. “Queríamos usar a imagem de Julieta para trabalhar o circo e a luta da mulher - as duas comemorações que acontecem em março – interligando esta homenagem. Dando luz à circenses mulheres e discutindo através da arte como é ser mulher na sociedade, no circo, seus medos e desafios.”

 

Programação - A abertura da 3° Semana do Circo, no dia 27, será realizada no Palacete das Rosas, às 19h30, reunindo apresentação do Bonde das Batukera com “Batukeras cantam Julieta”, Cena “In Reflexos” e roda de conversa com Dalila Lamour (palhaça ZiggyFrida). Não é necessário ingresso: basta chegar e participar.

A programação conta com oficinas de circo atendendo o público de instituições da cidade: “Espalhando circo”, com Kleber Gregório; “Tecido acrobático – descobrindo as potencialidades do corpo”, com Salete Coelho; oficina de Malabarismo “Consciência corporal através do malabarismo”, com Lucas Furtado; e oficina de bambolê “Criando possibilidades bambolísticas”, com Maíra Baltazar.

As diversas oficinas atenderão: Centro de Ressocialização Feminino, Casa das Margaridas, Quilombo Rosa, Oficina das Meninas, e Centro de Referência da Mulher.

Também, a oficina “Clownsciência de palhaçaria feminina” será realizada no Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti no dia 07 de abril (domingo), com vagas disponíveis a mulheres e pessoas dissidentes que desejam explorar o mundo da palhaçaria de uma perspectiva feminista. As inscrições serão divulgadas em breve.

Através de atividades e exercícios práticos, a oficina "Clownsciência" oferecerá um espaço seguro e inclusivo para que as participantes experimentem a arte da comédia e do clown. Ainda, a oficina terá momentos de discussão e reflexão sobre o papel do humor na desconstrução de normas sociais e no combate ao patriarcado. As participantes serão encorajadas a compartilhar suas experiências e perspectivas individuais, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor.

No dia 06 de abril, sábado, a programação conta com o Cortejo das Trisalhaças saindo do Palacete das Rosas em direção à Praça Pedro de Toledo, onde haverá diversas atividades. As Trisalhaças, com malabarismos, acrobacias, música e muita diversão, prometem emocionar o público neste cortejo que tem início às 10h30 no Palacete das Rosas. Já na Praça Pedro de Toledo, às 11h30 tem início a apresentação “Julieta Presente, Julieta Presente”, com números de artistas da cidade: “Mira”, com Maíra Baltazar; “Lavo aqui, lavo lá”, com Laís Justus; e “Esperando Julieta”, com Rian Santos e Rafael Campos.

Por fim, na noite do dia 06 de abril, no Palacete das Rosas, será apresentado o espetáculo “Escolhas”, às 20 horas. Com criação baseada na pesquisa da palhaça Juliana Bordallo sobre dramaturgia feminista e comicidade feminina, desenvolvida desde 2016, o projeto foi contemplado no edital Proac Expresso Editais de 2021 e circulou por unidades da Fundação Casa femininas do Estado de São Paulo, usando o riso para refletir sobre questões como abuso, controle, desigualdade, machismo e historicidade enfrentadas por essas mulheres, com o objetivo de construir novas possibilidades de relações interpessoais. A classificação é para 12 anos e a retirada de ingressos será uma hora antes da apresentação.

Vale lembrar que a programação conta ainda, até maio, com a instalação “Julieta Presente” no Centro de Referência da Mulher e na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com murais de grafite de Miss Jujuba, a palhaça de Julieta, além de um banner com a história da personagem e da mulher, assim como a escultura de bicicleta marcando a viagem eternizada de Julieta.

Toda a programação é gratuita.

 

Julieta Hernández – A artista venezuelana Julieta Hernández foi uma migrante nômade, bonequeira, palhaça e viajante de bicicleta. A venezuelana chegou ao Brasil em 2016 e há quatro anos viajava de bicicleta pelo país. A maioria das suas apresentações era feita na rua, mas Julieta também se apresentava em teatros. Ela pedalava de volta ao país de origem quando foi morta brutalmente no Amazonas.

 

3° Semana do Circo “Julieta Presente, Julieta Semente”

 

 

27/03 (quarta-feira)

19h30: abertura 3° Semana do Circo de Araraquara - Julieta Presente, Julieta Semente

Atividades: Bonde das Batukera; Cena “In Reflexos” e roda de conversa, com Dalila Lamour

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

 

28/03 a 07/04: oficinas diversas de circo com artistas e professores de Araraquara

- “Tecido acrobático – descobrindo as potencialidades do corpo”, com Salete Coelho; Oficina de Malabarismo “Consciência corporal através do malabarismo”, com Lucas Furtado; Oficina de bambolê “Criando possibilidades bambolísticas”, com Maíra Baltazar e “Espalhando circo”, com Kleber Gregório

Locais atendidos: Centro de Ressocialização Feminino, Casa das Margaridas, Quilombo Rosa, Oficina das Meninas, e Centro de Referência da Mulher

 

06/04 (sábado):

10h30: Cortejo das Trisalhaças

Trajeto: saída do Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro), passando pelo Centro de Referência da Mulher (Av. Espanha, 532 – Centro) com destino a Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

 

11h30 - apresentação “Julieta Presente, Julieta Presente” (números com artistas da cidade)

Programação: “Mira”, com Maíra Baltazar; “Lavo aqui, lavo lá”, com Laís Justus e “Esperando Julieta”, com Rian Santos e Rafael Campos

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

 

20h: espetáculo “Escolhas”, com Juliana Bordallo

(classificação: 12 anos – retirada de ingressos antecipada)

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

 

07/04 (domingo):

9h: Oficina Clownsciência de palhaçaria feminina

Local: Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti (Av. Espanha, 532 – Centro)

 

Até maio: Instalação “Julieta Presente”

Local: Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti (Av. Espanha, 532 – Centro) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular (Rua Voluntários da Pátria, 2438 – Centro)

 

Programação gratuita

Galeria de Fotos