Oficina de Cartazista acontece nesta quarta-feira (27) no Centro Afro

Atividade tem como objetivo estimular o fazer artístico por meio das artes visuais

26/03/2024 - 21h57

O Centro de Referência Afro "Mestre Jorge", que fica na Avenida Mauá, 377, Centro, recebe nesta quarta-feira (27), às 19h, a Oficina de Cartazista, atividade que tem como objetivo estimular o fazer artístico por meio das artes visuais e as atividades serão desenvolvidas com materiais de fácil acesso, fomentando a economia criativa e a economia circular. As inscrições podem ser feitas no próprio local.

O oficineiro Daniel Amadeu Martins Filho, o Costa, vai falar aos alunos sobre sua experiência autodidata no cartazismo e seu pioneirismo na cidade, além de apresentar uma breve história do desenvolvimento dos cartazes impressos. Ele também vai levar aos alunos exercícios para soltura da mão, além de técnicas para os participantes “desenharem” as letras do alfabeto e todos os números, segundo a estética do cartazismo, direcionando o trabalho apresentado para confecção de cartazes para lojas, supermercados, farmácias e comércio em geral.

Nesta oficina, técnicas simples são ensinadas e apresentados instrumentos úteis para a autonomia de pequenos empreendedores, que podem, com essa prática, obter um retorno financeiro rápido, pois é uma profissão cada vez mais escassa no mercado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 99626-9466.

Sobre o oficineiro

Daniel Amadeu Martins Filho nasceu em Araraquara, na Vila Xavier, no dia 12 de dezembro de 1955, filho de Daniel Amadeu Martins e Maria Edil Louzada Martins. Trabalhou na ferrovia Fepasa como ajudante de maquinista por 14 anos. Foi cartazista, decorador, vitrinista, desenhista e organizador de desfile de modas na empresa Jumbo Eletro e em todas as 22 filiais da empresa na região central do estado.

Conhecido no meio das promoções de eventos como Costa Promoções, seu primeiro show em Araraquara foi no salão de festa do Gigantão com o grupo Originais do Samba em 1975, no mesmo ano em que promoveu espetáculos de Carlos Dafé, Clementina de Jesus e Jorginho do Império. Em 1981 realizou os mega shows de Tim Maia, Sandra de Sá, Jovelina Pérola Negra e Gilberto Gil.

De 1982 a 1990 organizou eventos com as melhores equipes de som do brasil como: Chic Show, Furacão 2000, Transa Negra, Os Carlos, Musicalia, Quesh Box, Zimbabwe, Fórmula LRJ. Nos anos 1990 trouxe para a cidade os melhores sambistas do Brasil, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Leci Brandão, Bebeto, Almir Guineto, Sombrinha, Neguinho da Beija Flor, Paula Lima, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola e Bezerra da Silva. Também foi responsável por cinco shows do grupo Racionais MC’s na cidade.

Foi o idealizador dos concursos Beleza Negra, Musa do Pagode, Desfile Show de Modas Afro, Sexta Black e Botecão do Samba na Festa Baile do Carmo. Também foi professor particular de aulas de dança de salão nos Clubes 27 de Outubro, Melusa Clube e Clube Araraquarense.

Costa é presidente do Baile do Carmo e iniciou a atuação nas festividades recebendo o “bastão” do padrinho Geraldo David em 13 de maio de 1988, oportunidade de lembrança dos 100 anos da abolição dos escravizados. Cabe ressaltar que hoje o glorioso Baile do Carmo é o único evento que resistiu ao tempo e recebe pessoas de todo o território nacional para celebrar as belas noites de julho. É um grande ativista cultural da cidade de Araraquara e fundador da Associação Para a Preservação e Resgate da Cultura Afrobrasileira de Araraquara (Apprecaba).

"21 Dias de Ativismo contra o Racismo"

A Oficina de Cartazista integra a programação dos "21 Dias de Ativismo contra o Racismo", que é uma campanha nacional que existe desde 2017 e funciona como uma grande agenda antirracista, onde movimentos sociais, coletivos, figuras públicas e pessoas independentes podem propor diversas atividades que pautem o debate pelo fim da discriminação racial.

A programação dos "21 Dias de Ativismo contra o Racismo" em Araraquara contou ainda com atividades de letramento racial, palestras, rodas de conversa, oficinas, posse do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR) e lançamento da campanha contra o racismo, entre outras.

Galeria de Fotos