Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes segue com inscrições abertas

Capacitação gratuita terá início em março e contará com aulas aos sábados no NEJA "Irmã Edith", no Centro

27/03/2024 - 22h27

Após o sucesso de duas edições, realizadas no ano passado, o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes segue com inscrições abertas para compor sua nova turma. As aulas serão realizadas de modo presencial aos sábados, das 15h às 17h, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) "Irmã Edith", que fica na Rua Voluntários da Pátria, 2154, Centro. As aulas terão início no dia 6 de abril e as inscrições ficarão abertas até essa data.

A capacitação é realizada por meio de uma parceria entre Escola de Governo, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Unesp, Rede de Atenção ao Migrante Internacional e o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.

A coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fattah, falou sobre a importância das novas turmas. "O Curso de Português para Imigrantes se apresentou como uma política indispensável para nosso município devido à grande adesão da população imigrante, que se mostra cada vez mais interessada em aprender o idioma para se inserir no mercado de trabalho, nos estudos e para quebrar de vez a barreira linguística. Criado com o propósito de proporcionar uma oportunidade de aprimorar as habilidades na língua portuguesa, o curso oferece toda a estrutura necessária de aprendizado e acolhimento para aqueles que enxergaram em Araraquara uma possibilidade de reconstruírem suas vidas", apontou.

No último dia 16, o NEJA "Irmã Edith" recebeu uma aula de boas vindas para os alunos do curso. O encontro contou com uma apresentação de informações sobre a estrutura do curso e foi entregue uma cartilha de orientações para os imigrantes.

As inscrições do Curso de Português para Imigrantes podem ser feitas pelo link bit.ly/portugues_imigrantes_aqa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 99962-1212.