Marcha, missa e show no Dia da Consciência Negra

Fotógrafo: João Pires/LBF
22/11/2011 - 03h07

A 5ª Marcha Regional da Consciência Negra realizada no Parque Pinheirinho abriu a programação dos “Netos de Zumbi do Palmares”, tema do feriado do movimento negro e dos Orixás na manhã do domingo (20), no Parque Pinheirinho, Zona Leste de Araraquara.
Em seguida foi celebrada uma missa campal e à tarde houve show de Samba de Bamba e Tobias, da escola de samba paulistana Vai Vai. Cerca de 500 pessoas participaram dos eventos.
Para José Carlos Ancelmo, o Ziza, a marcha está fazendo parte da história da população negra que tem zelado pela tradição. “É também um momento de liberdade e homenagem aos nossos antepassados”, disse Ziza.
O padre Antonio Marcos Filho, da Igreja de Sant’Ana e São Joaquim celebrou a missa pelo terceiro ano consecutivo. “A igreja é solidária e tem respeito a toda religiões e raças”, afirmou o padre Toninho.
Com o espetáculo Templo da Gafieira, o cantor Tobias da Vai Vai,  e grupo de músicos e bailarinos animaram a tarde de domingo no Pinheirinho. O show teve patrocínio da Fábrica Lupo, por meio da Lei Rouanet.
Tobias cantou sucessos com A volta por cima, de Paulo Vanzolini, e Saudosa maloca, de Adoniran Barbosa, entre outros e explicou a origem do nome gafieira que era o salão onde se reuniam os que estavam aprendendo a dançar e cometiam gafes nos passos.

Palestra

A programação do mês da Consciência Negra prossegue nesta quinta-feira (24), às 19h, no Centro Afro, com a palestra “O olhar brasileiro sobre Cabo Verde”, com o casal Fátima Aparecida e José Carlos Anselmo da Costa, e alunos caboverdianos que estudam na Unesp contando experiências vividas no continente africano.
Na sexta-feira (25), às 16h30, também no Centro Afro, acontecerá o encontro com as avós da velha guarda do movimento negro quando será servido o chá da tarde. Contações de história, gravações de depoimentos e registros constam na pauta do evento.
No sábado (26), das 9h às 13h, tem Afro Cidade na Praça de Santa Cruz, com apresentação dos alunos da Oficinas Culturais realizadas no Centro Afro, e mais o 5º Encontro Regional de Religiões de Matrizes Africanas, às 15h, na sala Jean Paul Sartre, na Casa da Cultura.
Como obter verbas estaduais e federais para projetos sociais de ONGs e associações é o tema da palestra programada para o próximo dia 30, no Centro Afro, com Simone de Loiola Ferreira.