Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes tem início com 90 alunos

Capacitação gratuita realizada no NEJA "Irmã Edith" conta com novidade para os pais que não têm com quem deixar seus filhos

Fotógrafo: Divulgação
10/04/2024 - 21h42

Terceira turma do Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes

Tiveram início no último sábado (6) as aulas da terceira turma do Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes, que é realizado por meio de uma parceria entre Escola de Governo, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Unesp, Rede de Atenção ao Migrante Internacional e o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.

As aulas são realizadas de modo presencial aos sábados, das 15h às 17h, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) "Irmã Edith", que fica na Rua Voluntários da Pátria, 2154, Centro.

A coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fattah, falou sobre a importância da capacitação. "Iniciamos no sábado com duas modalidades, totalizando 90 imigrantes matriculados para o curso. Isso demonstra que o Curso de Português para Imigrantes se tornou uma política indispensável no município, e a realização do curso se faz mais que necessária para que possamos diminuir as barreiras que o imigrante enfrenta quando chega aqui, sendo a principal barreira sendo o idioma", explicou.

Renata contou que o curso tem uma novidade. Em paralelo ao horário das aulas, é desenvolvido um projeto com a assistente social da coordenadoria, Eddara Santos, que tem como propósito a criação de um espaço de acolhimento e convivência para as crianças imigrantes, com atividades lúdicas que que proporcionem a valorização das experiências de vida, construção de relações inclusivas e acolhimento das diversidades. "Os pais vão às aulas e com o tempo acabam até evadindo, muito em razão de não ter com quem deixar os filhos. Temos feito todo o movimento possível para colher os imigrantes e fazer com que eles não evadam do curso, para isso temos construído esse projeto, que vai funcionar em paralelo com o curso, no mesmo horário do curso, onde os pais podem ir às aulas e deixar as crianças com a assistente social, que vai desenvolver diversas atividades com as crianças nesse período", completou a coordenadora.

As inscrições para esta turma já estão encerradas. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (16) 99962-1212.