Começa Semana Nacional Antidengue em Araraquara

22/11/2011 - 03h21

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Gerência da Vigilância Ambiental, organiza a Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, o Dia “D”, que ocorrerá entre o dia 21 e 27 de novembro.
Segundo Marcelo Barbieri, “o objetivo é sensibilizar e conscientizar todos os segmentos da sociedade quanto às ações de prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue”.
A campanha será desenvolvida com várias ferramentas de marketing como a fixação de cartazes nos ônibus coletivos que circulam nos bairros; faixas colocadas nos principais corredores; entregas de panfletos informativos sobre produtos alternativos de combate à dengue; orientações diárias, por meio de carro de som; exposição de faixas alertas nos cruzamentos da Avenida José Bonifácio e da Rua de Julho; entre outras.
Além de ações práticas com distribuição de 5 000 sacos de areia em supermercados e nas Unidades Básicas de Saúde; mutirão nas áreas de risco com vistoria em telhados, calhas, rufos, caixas d’água.
O coordenador executivo de Vigilâncias em Saúde, Feiz Mattar, informou que uma Feira Educativa itinerante circulará na semana fornecendo orientações e suporte no combate à prevenção da dengue. O itinerário começará no Terminal Central de Integração, no dia 22; e seguirá pelo supermercado Patrezão, na Alameda Paulista, 23; Posto de Saúde do Vale do Sol, 24; Unidade Básica de Saúde do Laranjeiras, 25; Paço Municipal, 26 e Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), 27.
O gerente substituto da coordenadoria executiva das Vigilâncias em Saúde, Eduardo Tagliacozzo, contabiliza que 120 funcionários da Coordenadoria de Vigilância em Saúde estarão engajados na campanha nacional apoiados pelos membros do Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue, funcionários das Unidades Básicas de Saúde, da Companhia Tróleibus Araraquara, entre órgãos parceiros do movimento. 

Empresas 
Várias empresas, escolas e entidades religiosas estarão envolvidas no movimento antidengue como prevê o gerente substituto Eduardo Tagliacozzo. “Nossos agentes treinaram funcionários das empresas do parque industrial e escolas, com o projeto  'Cidade educada, cidade sem dengue' e pediram o apoio de padres e pastores para divulgação da campanha entre os fiéis. Esperamos que todos estejam engajados na campanha, tanto no apoio a verificação de locais para eliminarem possíveis criadouros do mosquito da dengue como na conscientização e mudança de atitude”, adiantou o gerente.
Para reforçar ainda mais a campanha, no dia 26, será realizado um ato solene  no Paço Municipal com a participação das secretarias e coordenadorias municipais.