Café Filosófico na Biblioteca Municipal aborda redes sociais e a relação professor-aluno

Atividade é gratuita e será realizada na quinta-feira (24)

23/11/2011 - 02h03

Nesta quinta-feira (24), na Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, será realizado o Café Filosófico, projeto realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Filosofia - CNPQ / Unesp  - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, com o apoio Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A edição apresenta o professor da UFSCar, Antonio Álvaro Zuin, com o tema “As redes sociais e a relação professor-aluno”, às 19h30, com entrada franca.
O professor Drº Antonio Álvaro Zuin conta que a história da aplicação de violências físicas e simbólicas em alunos se confunde com as origens dos processos de ensino e aprendizagem. “Sabe-se que os alunos, por conta do receio de sofrerem retaliações, frequentemente reprimiram o ódio em relação ao professor. Mas, será que tal repressão implica no desaparecimento desses sentimentos? O objetivo dessa palestra é responder essa questão por meio de uma análise histórico-filosófica do sadismo pedagógico e das relações ambivalentes de amor e ódio entre alunos e professores”, explica. Café Filosófico - O Café Filosófico é parte das atividades do Projeto de Extensão Universitária "Filosofia na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira", coordenado pela profª Drª Paula Ramos de Oliveira, com o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e Secretaria Municipal da Educação.
Desde 1998 a professora Paula coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças (GEPFC/CNPq) e também projetos de extensão na área em questão. Além do projeto na escola de dança, coordena também o projeto Filosofia e Xadrez na Emef Waldemar Saffiotti.
Para a coordenadora, "o Café Filosófico significa um espaço de encontro da filosofia com a comunidade acadêmica, com professores e alunos da rede pública e privada, bem como da comunidade em geral". Paula lembra que "em tempos nos quais reina quase que soberana a semiformação, torna-se mais importante e urgente a abertura de espaços para o pensamento e para experiências autênticas de formação. A filosofia, assim, faz o convite para que pessoas de todas as idades pensem e repensem os sentidos do viver.” O evento acontece no saguão superior da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)