Simpósio enriquece discussão sobre cuidados com bebês de risco

Fotógrafo: João Pires/LBF
23/11/2011 - 02h12

Nessa terça-feira (22), profissionais e estudantes da área da saúde participaram do primeiro dia do Simpósio “Cuidados e acompanhamento multidisciplinar de bebês de risco: da gravidez à educação infantil”. O encontro segue nesta quarta-feira (23), no auditório da Uniara.
O evento é organizado pelo Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce (CDIP) e pelo Programa Municipal de Prevenção e Controle das DST/Hiv/Aids de Araraquara, órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.
Representando a Dra. Regina Barbieri Ferreira, a gerente de Estratégia de Saúde da Família, Iramildes Souza Silva, destacou a importância do evento. “O Simpósio soma para a qualificação dos profissionais e certamente agregará conhecimento a cada um dos participantes”, disse.
O encontro que reúne palestras com renomados especialistas, tem como objetivo atualizar os profissionais que atuam nos cuidados especializados de bebês considerados de “risco” ao nascer e também aprofundar informações sobre acompanhamento multidisciplinar para prevenção de possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento dessas crianças.
Para a gerente de Reabilitação, Oriomar Carmagnani (Teca), “os assuntos abordados e a participação de todos os profissionais contribuem também para o fortalecimento da saúde no município”.
A coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde, Sônia Gaban ressaltou a integração dos programas e a importância de se priorizar a prevenção. “Ao entendermos a saúde como um processo integrado, começamos a entender os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Presente a abertura do Simpósio, o médico geneticista do CDIP, Valter Cury, relembrou a história do órgão que ajudou a estruturar e que completou 12 anos no último dia 21.
Já para enfermeira e coordenadora técnica do CDIP, Miriam Pagliarini, “o Simpósio é resultado do trabalho diário de toda a equipe responsável pela realização do evento”.

Palestras 

Nessa terça-feira foram apresentadas seis palestras, abordando temas como prevenção na transmissão de doenças sexualmente transmissíveis; vínculo entre mãe e bebê durante a UTI neonatal; aleitamento materno e ortopedia em prematuros.
O segundo dia de palestras terá início às 8h30, no auditório da Uniara, com a apresentação da fundadora da Ong Para-DV Araraquara, Lydia Marques, que falará sobre diagnóstico precoce de déficits visuais. Ao longo do dia, outras cinco palestras estão programadas com assuntos referentes à neurologia, humanização, atendimento a bebês de risco e educação especial. 

CDIP 

O CDIP é um serviço especializado da Prefeitura destinado a cuidar e acompanhar bebês considerados de risco ao nascer, fornecendo, até os três anos de idade da criança, suporte para necessidades específicas e buscando favorecer o desenvolvimento global.
As crianças recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, composta por diversas especialidades como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, além de odontologia e áreas médicas como genética, neurologia e pediatria neonatal.