Meio Ambiente e AAPA castram animais no Monte Alegre

Fotógrafo: João Pires/LBF
23/11/2011 - 02h17

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), realiza castração em  animais, cães e gatos, no Assentamento Monte Alegre pela primeira vez. A previsão é que cerca de 50 animais sejam castrados entre a terça- feira e a quinta-feira (24), como projeta a presidente da AAPA, Adriana de Mattos.
A coleta de sangue dos animais para análise laboratorial é um novo serviço integrado a grade de trabalho da AAPA, que recentemente venceu a licitação da Prefeitura para contrato de castração de 3.500 animais, no prazo de 12 meses. 
Instalar toda a estrutura de apoio para as cirurgias no Centro Comunitário da Agrovila, no setor III, do Monte Alegre, foi mais “uma vitória do município de Araraquara”, segundo a doutora Renata D’Agostino, responsável pelas cirurgias.
A agricultora Marialva Macedo Sousa foi a primeira na fila e trouxe duas cachorras, a “Preta" e a "Mel”,mãe e filha, da raça pinthcher.”Fui informada que haveria castração de animais pelos agentes do Instituto de Terrras do Estado de São Paulo (Itesp) e com a cirurgia vamos evitar o aumento da cães nas ruas”. Ela também contou que tem mais três cachorros machos em casa.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, “além de evitar o aumento da população de cães e gatos nas ruas, a cirugia pode evitar possíveis doenças na vida adulta dos animais”, afirma Reis.
Outro agricultor, Armelindo Paiva trouxe sua cadela “Zarrara” para ser castrada e lamentou o abandono de cães no assentamento. “O pessoal vem de longe e solta os animais nas estradas do assentamento. Depois de recolhido e alimentado ficamos com dó de solta-los”.
Na quinta-feira, o serviço de castração será realizado no setor VI, do Monte Alegre, no barracão em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo Maria de Lourdes Prado, das 9h às 17h, e na próxima semana em Bueno de Andrada, informa a vice-presidente da AAPA, Carla Gait Vieira.
O diretor financeiro do Centro de Desenvolvimento e Integração Rural (Cedir), do Monte Alegre, Vilmar  Antonio Soleder, agradeceu a Prefeitura pelo pronto atendimento a solicitação da entidade. “A maioria não tem recursos financeiros para levar os animais a serem castrados em clínicas privadas”, justificou Vilmar.
Participam também da equipe de castração o médico veterinário José Sérgio Traude Júnior; os voluntários Evando Douglas Guideli e Ana Lirde, e o motorista Vladimir Gomes. 

Virando Latas Nunca Mais

O programa Virando Latas Nunca Mais atenderá a população do Jardim São Rafael II, na Região Nordeste, no próximo domingo (27), das 9h às 13h com serviços de orientações e cadastramento para castração. O evento será realizado em parceira com a Secretaria do Meio Ambiente e Orçamento e Participação Para Todos (OP). “Trata-se de uma ação preliminar para adiantarmos os serviços de castração que ocorrerão em data a ser definida e esperamos contar com a colaboração da população”, informou a presidente da AAPA.