Semana do Patrimônio começa hoje

23/11/2011 - 02h20

De 23 a 26 de novembro, as Secretarias Municipais da Cultura e de Desenvolvimento Urbano – realiza a 8ª Semana do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Araraquara.
O evento é destinado a técnicos e entidades da área, estudantes e público interessado em geral. Não é necessário realizar inscrição previamente: basta chegar e participar das atividades. A entrada é gratuita.
A programação conta com atividades que contemplam debates e mesas redondas sobre o incentivo à valorização do patrimônio e a integração entre sociedade e os órgãos de preservação.
A programação será realizada em diversos espaços públicos. A abertura, no dia 23, será efetuada na Sala Jean Paul Sartre, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, às 19 horas. Na sequência, às 20 horas, será apresentada a palestra “Intervenções contemporâneas em edifícios históricos”, com o arquiteto Ricardo de Castro.
O segundo dia da Semana do Patrimônio (24) também será realizado na Sala Jean Paul Sartre, a partir das 19 horas, desenvolvendo o tema “Arqueologias, Museus e Comunidades: possibilidades para o interior paulista”, com mediação do arqueólogo Drº Robson Rodrigues, da Fundação Araporã. Participam desta mesa: Virgínia de Gobbi (gerente de museus de Araraquara), Renata Motta (diretora do Sistema Estadual de Museus – SISEM), Louise Prado Affonso e Márcia Lika Hattori (representando o Museu Histórico e Arqueológico de Lins), e Marise Campos (representando a 9ª Superintendência IPHAN /SP).
Na sexta (25), o encontro será realizado no MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara. Às 18 horas será inaugurada a exposição de longa duração “MAPA: múltiplos olhares”. Depois, às 19 horas, o Profº Drº Paulo Eduardo Zanettini, fala sobre “Os rumos da arqueologia paulista”. Para fechar a programação, às 20 horas, o grupo de teatro e dança de alunos da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP realizam apresentação cultural.
A última atividade da Semana é na manhã do sábado (26), às 9 horas, no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade. A mesa redonda “Arqueologias, movimentos sociais e patrimônios: múltiplos olhares”, com mediação de Louise Prado Affonso, conta com a participação de: Dra. Camile Azevedo de Moraes Wichers (“O MAPA como processo”), Dra. Aline de Carvalho (“O laboratório de arqueologia pública Paulo Duarte” - UNICAMP), e Rafael de Abreu e Souza (“Arqueologias do séc XX”).