Banco de Alimentos intensifica processamento para evitar o desperdício

Após a seleção, os hortifrútis são higienizados e, em alguns casos, submetidos ao processamento com vista à produção de caldos, molhos, doces e polpas de frutas

Fotógrafo: Divulgação
23/05/2024 - 00h04

O Banco Municipal de Alimentos de Araraquara, órgão da Coordenadoria de Segurança Alimentar vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, está intensificando suas atividades de reaproveitamento de hortifrútis doados. Este trabalho essencial não apenas combate a fome, mas também contribui significativamente para a preservação do meio ambiente.

A atuação do Banco de Alimentos já ocorre desde 2007, quando foi um dos primeiros a serem implantados no Brasil. A etapa inicial é a sensibilização dos parceiros doadores de alimentos que se encontram sem valor comercial nos estabelecimentos comerciais do município.

O processo começa com a coleta ponto a ponto e a seleção diária dos alimentos doados pelos supermercados. Após a seleção, os hortifrútis são higienizados e, em alguns casos, submetidos ao processamento com vista à produção de caldos, molhos, doces e polpas de frutas. "A qualidade dos hortifrútis é preservada com a utilizada com técnicas de adequadas de higienização e embalagem a vácuo", explicou a técnica de nutrição e gerente de Segurança Alimentar, Meire Cristina Tortura.

Impacto ambiental positivo

Silvani Silva, coordenadora de Segurança Alimentar, destaca a importância ambiental do projeto. "Anualmente, cerca de 120 toneladas de alimentos são reaproveitadas, reduzindo significativamente o descarte de resíduos orgânicos. Este é um exemplo claro de como práticas circulares e resilientes podem ter um impacto positivo tanto na sociedade quanto no meio ambiente", apontou.

Para melhorar ainda mais este processo, se pretende implantar um sistema de compostagem em parceria com a Cooperativa Sol Nascente, para minimizar o desperdício com o aproveitamento dos rejeitos para a produção de composto orgânico, garantindo a perspectiva circular de sustentabilidade.

Chamado à ação

Toda a equipe do Banco de Alimentos expressa sua gratidão aos parceiros doadores de alimentos e complementa que ainda existem muitos desperdiçados. "É muito importante a adesão de novos estabelecimentos comerciais. Com mais doações, será possível aumentar a distribuição de alimentos e atender com regularidade um número maior de entidades socioassistenciais, garantindo o direito humano à alimentação para aqueles que mais precisam. Junte-se a nós nesta missão de reaproveitar, transformar e alimentar. Sua doação faz a diferença", completou Silvani.

Como contribuir

Estabelecimentos comerciais interessados em fazer parte desta rede de combate à fome e ao desperdício podem entrar em contato com o Banco Municipal de Alimentos pelo telefone (16) 3301-6161 ou pelo e-mail bancoalimentos@araraquara.sp.gov.br