Programação apresenta o espetáculo “E.L.A” com Jéssica Teixeira (Fortaleza-Ceará) e show musical “Canto pra Sobreviver”, com Ayô Tupinambá (São Paulo/SP)
11/06/2024 - 17h41
E.L.A - JÉSSICA TEIXEIRA | Victor augusto
Espetáculo teatral e show musical marcam a programação da 36ª Semana Luíz Antonio Martinez Corrêa neste sábado (15): às 20h, no Teatro do Sesi, será encenado o espetáculo “E.L.A” com Jéssica Teixeira (Fortaleza-Ceará) e às 22h tem o show musical “Canto pra Sobreviver”, com Ayô Tupinambá (São Paulo/SP), no Teatro Municipal de Araraquara.
Os ingressos são gratuitos: para o espetáculo no Sesi basta acessar a plataforma da instituição; já para o show no Teatro Municipal, os ingressos serão distribuídos na bilheteria do próprio teatro, uma hora antes do início da atividade.
A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA. Tem o apoio do Sesc Araraquara, do Senac, do Sesi, da Unesp, da PROEC - Pró Reitoria de Extensão Universitária e Cultura, da FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras, do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários e do CAC - Centro Ação Cultural.
O Teatro do Sesi está localizado na Av. Octaviano de Arruda Campos, 686, no Jardim Floridiana (Vila Xavier), já o Teatro Municipal fica na Av. Bento de Abreu, s/nº, na Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera.
“E.L.A” - Neste solo, a atriz Jéssica Teixeira investiga cenicamente seu próprio corpo – inquieto, estranho e disforme – e questiona de que forma ele interage com o mundo.
Assumindo a personalidade Ela, em contraponto a seu corpo (Ele), Jéssica faz de seu físico uma ferramenta multifacetada (ética, política, estética), que desestabiliza e potencializa outros corpos e olhares, buscando uma visão sensível sobre a diversidade e a multiplicidade, além de uma crítica à imposição de padrões de beleza.
A artista se apoia em textos teóricos (como o livro “O Corpo Impossível”, da pesquisadora Eliane Robert Moraes) e na sua própria biografia para criar, em cena, um misto de depoimento e cenas performáticas. Neste trânsito narrativo, seu corpo transforma-se em muitos: da diva pop ao ciborgue, até libertar-se de amarras e desembocar na selvageria.
Jéssica Teixeira é atriz, produtora, diretora e roteirista, graduada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Artes também pela UFC. Trabalha com as artes da cena desde os 7 anos e já atuou com diversos grupos na capital e no interior do Ceará. Tem no seu currículo mais de 30 espetáculos como atriz, em performances e vídeo performances.
Recentemente, Jéssica desenvolve uma pesquisa sobre Corpo Impossível a partir da investigação sobre o seu próprio corpo estranho, matéria-prima para a criação do seu primeiro solo, E.L.A, em que está como atriz, produtora e dramaturga.
“E.L.A” tem classificação etária para 14 anos e 70 minutos de duração.
“Canto pra Sobreviver” - “Canto pra Sobreviver” é um show que reúne as linguagens da música e da literatura para retratar a vivência travesti, preta e gorda da artista Ayô Tupinambá.
Nesse testemunho vivo, uma narrativa musical honra as diversas identidades e histórias que muitas vezes são marginalizadas. A artista compartilha o revisitar de sua própria história, seu corpo, suas emoções, afetividades e sexualidade tendo como referência períodos de sua transição.
Ayô Tupinambá é formada em Canto Popular e estudante de Regência Musical pela ETEC de Artes. Dentro de sua pluralidade artística, está presente nas artes do canto, teatro e literatura.
O show tem classificação livre e 60 minutos de duração.
SERVIÇO:
36ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa
Data: sábado (15 de junho)
· Programação:
20h: Espetáculo “E.L.A”, com Jéssica Teixeira (Fortaleza/CE) – Classificação : 14 anos
Local: Teatro do Sesi - Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 - Jardim Floridiana (Vila Xavier)
22h: Show musical “Canto pra Sobreviver”, com Ayô Tupinambá (São Paulo/SP) – Classificação: livre
Local: Teatro Municipal de Araraquara - Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera
Programação gratuita