Saúde promove atividade para teste rápido diagnóstico de HIV

24/11/2011 - 03h41

Araraquara é uma das 500 cidades do Estado de São Paulo que participará da campanha Fique Sabendo, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal. A ação, que começa nessa quinta-feira (24), incentiva a realização do teste rápido de HIV favorecendo o diagnóstico precoce da doença.
Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Gaban, a expectativa é que em Araraquara sejam realizados 1.500 exames. “Já estamos divulgando a campanha entre a população. Essa é uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem sua sorologia”, disse.
Os testes na cidade serão realizados pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Araraquara (CTA), que estará posicionada com a unidade móvel em pontos estratégicos.
No dia 24 a atividade será concentrada no Jardim Arco Íris; no dia 25, em frente ao Paço Municipal; dia 26 na Praça de Santa Cruz; dia 27 no Sesc; dia 28 na Unesp; 29 na Praça Pedro de Toledo; no dia 30 na Unesp; no dia 1º, celebrando o Dia Mundial da Luta contra a Aids, a ação acontecerá em frente ao Paço Municipal; e para finalizar nos dias 2 e 3, no Poupatempo.
Os testes poderão ser feitos entre 9h e 17h, com exceções do dia 27 no Sesc, que será entre 10h e 18h, e do dia 3, que acompanhará o horário de funcionamento do Poupatempo, sendo das 9h às 13h.
A base fixa do CTA, na Rua Amazonas nº 760, na Vila Xavier, também fará os exames, todos os dias na parte da manhã, entre 8h e 13h.

Rápido 

A pessoa, antes de realizar o teste rápido, passará pelo pré-aconselhamento para descobrir se vivência ou vivenciou alguma situação de risco que possa levar à exposição ao vírus; em seguida, realizará o teste que traz o resultado em 15 minutos. 
Com o diagnóstico em mãos receberá o pós-aconselhamento.
Segundo Sônia, o exame não precisa ser realizado em jejum, sendo necessário apresentar um documento com foto. Qualquer pessoa a partir de 12 anos de idade pode participar. “Todo o procedimento é feito de forma cautelosa, sigilosa e com a mesma segurança que o teste convencional”, destaca. 
Outras informações podem ser obtidas no CTA, pelo telefone (16) 3337 2391.