Massafera visita IFSC e manifesta apoio à criação de curso de Energia

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/11/2011 - 03h44

O deputado estadual Roberto Massafera defendeu o desenvolvimento de pesquisas e tecnologia limpa para produção de energia, como biodiesel, eólica e solar. Para ele, é fundamental a formação de uma massa crítica de profissionais e pesquisadores pensando o desenvolvimento do País.
Membro do Conselho Estadual de Política Energética, Massafera visitou na sexta-feira (18) o Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC) a convite do seu diretor, professor Antônio Carlos Hernandes. Ele esteve acompanhado do vereador Marquinho Amaral e do secretário do PSDB de São Carlos, Paulo Altomani.
Hernandes apresentou resumidamente alguns projetos desenvolvidos pela universidade.
Massafera ficou especialmente interessado e manifestou seu apoio à criação do novo curso na área de Energia.
“O consumo de energia e a forma como nós a produzimos e uma das questões fundamentais que condicionam o desenvolvimento do País. A universidade pode dar uma enorme contribuição nesse sentido, buscando tecnologia limpa e ambientalmente sustentável”, destacou o deputado.
Roberto Massafera também conheceu a Sala do Conhecimento, laboratório construído para recepcionar estudantes do ensino médio e despertar o interesse nas crianças e adolescentes.
“Acho que deveriam ser criados espaços públicos ou mesmo museus dedicados à Ciência, Tecnologia e Inovação, de forma a que os estudantes mais jovens possam se entusiasmar pelas ciências. O IFSC-USP quer contribuir ativamente para isso numa visão de educação global”, disse Hernandes.
Fatec – A USP também tem interesse em trabalhar pela implantação de uma Fatec em São Calos e desenvolver projetos curriculares em conjunto. Roberto Massafera solicitou um projeto da USP e se comprometeu a defendê-lo junto ao Centro Paula Souza, cujas Fatec’s estão subordinadas.
O diretor do IFSC sugeriu ainda a desapropriação de uma área de 200 mil metros quadrados anexa ao campus II para a instalação da unidade. Nesta área, segundo o deputado, o Estado pretende construir uma pista de ensaios em vôo que, no futuro, servirá a formação de profissionais e produção de tecnologia aeronáutica.