Prefeitura forma mais 185 alunos no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos

Mais de 7 mil já se formaram por meio do Programa; taxa de analfabetismo em Araraquara caiu de 5,2% para 3,6% em dez anos

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/11/2011 - 03h59

O prefeito Marcelo Barbieri entregou mais 185 certificados aos alunos formandos do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – MOVA, programa desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Educação e pela ONG Proeaja (Projeto de Educação para Adultos e Jovens de Araraquara), com apoio do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal.
Para o prefeito, a formatura simboliza uma “nova etapa na vida dos alunos”. “Acabo de renovar o convênio para a continuação do MOVA em Araraquara pela quarta vez, e a cada oportunidade de participar de formaturas como esta, tenho mais convicção da seriedade do programa, que leva a educação diretamente nos bairros, perto de quem realmente precisa”, destacou o prefeito.
“Fico feliz por estar compartilhando deste momento tão importante na vida de cada um de vocês, que agora poderão olhar para o futuro com outros olhos. Hoje temos 185 formandos que vão mudar a história de suas vidas”, falou o prefeito.
Para o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Flho (Nino), “o MOVA, é um programa fantástico, porque oferece uma nova oportunidade para as pessoas que por motivos diversos não tiveram a chance de aprender a ler e escrever na idade regular de ensino. Mas não é só isso, por meio dos dedicados educadores que lecionam com todo o carinho, o programa oferece também o suporte necessário para que depois daqui os alunos continuem os estudos sempre com o objetivo de melhorar”, afirmou Nino.
Presente na cerimônia, o vereador Elias Chediek parabenizou os formandos e destacou a importância do programa para a cidade. “Além do crescimento pessoal e profissional de cada um, a cidade toda ganha com essa formação. Quero parabenizar a todos pelo esforço e ao prefeito, por colocar a Educação sempre em primeiro lugar neste governo” disse o representante da Câmara Municipal.
Para coordenador do Programa, Francisco de Lima Paiva, “este é um momento muito bonito, que dá a todos nós educadores a sensação de missão cumprida”, falou.
“Temos em Araraquara a grande alegria de poder contar com o prefeito que demonstra uma característica pouco comum em administradores públicos, que é a competência administrativa unida à sensibilidade social, atribuições que lhe fornecem a percepção necessária para prosseguir com programas como este e implantar projetos que beneficiam todos os moradores de Araraquara, principalmente os das camadas menos favorecidas”, destacou.
Os 28 professores que atuam no MOVA são voluntários e recebem uma bolsa do Governo Federal. Em 2011, o programa contabilizou 28 salas e 531 alunos matriculados.

Erradicação do Analfabetismo

Dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apontam que, em dez anos, a taxa de analfabetismo em Araraquara caiu de 5,2% (em 2000) para 3,6% (em 2010).  
Para a precursora do Programa na cidade e presidente fundadora da ONG Proeaja, Irmã Edith, os bons índices são resultado da “união e diálogo entre os governos e a receptividade do povo de Araraquara, que acolheu os nossos projetos e assumiu os nossos sonhos”, falou.
“Estamos todos unidos com um único objetivo, que é o de erradicar o analfabetismo da nossa cidade”, declarou a religiosa.
No total, desde sua implantação, o MOVA já habilitou mais de 7 mil pessoas para o Ensino Fundamental em Araraquara.