Chediek parabeniza formandos de 2011 do Mova

Vereador discursou representando a Câmara Municipal e destacou a importância da Educação

25/11/2011 - 03h04

O vereador Elias Chediek Neto (PMDB) representou a Câmara Municipal na solenidade de formatura da turma de 2011 do Movimento de Alfabetização de Jovens Adultos. Em sua saudação, ele destacou a dedicação, envolvimento e a vontade dos 185 formandos, que receberam seus diplomas na Biblioteca Mário de Andrade.

De acordo com Chediek, os novos alfabetizados “enfrentaram os desafios e as dificuldades com muita garra e este diploma será mais um degrau que vocês vencem para construírem uma vida mais digna”. Ele lembra que mais de 7 mil pessoas já se formaram pelo Mova, que é patrocinado pela Secretaria da Educação e pelo Projeto de Educação para Adultos e Jovens de Araraquara (Proeaja), com apoio do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal.

Chediek parabenizou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), “que investe pesadamente na qualidade das construções, dos métodos de ensino e na valorização dos nossos profissionais”; o secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho, Nino, “que trabalha incansavelmente pela qualidade invejável da educação em Araraquara”; e os professores e coordenadores do Mova.

O parlamentar fez uma menção especial a irmã Edith, presidente fundadora do Proeaja. “Essa mulher de enorme garra na luta pela alfabetização é um exemplo de amor ao próximo; ela multiplica os talentos recebidos do Criador, repartindo com todos o carinho, a atenção, o amor e o desejo ardente de levar alfabetização a todos”.


Convênio

Barbieri anunciou a renovação do convênio para a continuação do Mova em Araraquara e destacou que “a cada oportunidade de participar de formaturas como esta, tenho mais convicção da seriedade do programa, que leva a educação diretamente nos bairros, perto de quem realmente precisa”.

Nino observou que “o MOVA oferece uma nova oportunidade para as pessoas que não tiveram a chance de aprender a ler e escrever na idade regular de ensino e oferece também o suporte necessário para que depois daqui os alunos continuem os estudos sempre com o objetivo de melhorar”.

Irmã Edith falou que “os bons índices são resultado da união e diálogo entre os governos e a receptividade do povo de Araraquara, que acolheu os nossos projetos e assumiu os nossos sonhos; estamos todos unidos com um único objetivo, que é o de erradicar o analfabetismo da nossa cidade”.
 
Francisco de Lima Paiva, coordenador do programa, disse que “este é um momento muito bonito, que dá a todos nós educadores a sensação de missão cumprida”. Nino afirmou que o “Mova oferece uma nova oportunidade para as pessoas e o suporte necessário para que depois continuem os estudos sempre com o objetivo de melhorar”.