Sesi Araraquara joga pelo bicampeonato da Liga de Basquete Feminino

Após perder os dois primeiros jogos da final, equipe araraquarense igualou série e vai para duelo decisivo nesta terça (23) no Maranhão

Fotógrafo: Sérgio Paulino/Sesi Araraquara
22/07/2024 - 18h59

Esta terça-feira (23) é dia de decisão para o esporte de Araraquara. O Sesi Araraquara vai até o Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, capital do Maranhão, para enfrentar o Sampaio Basquete-MA às 21h pelo quinto jogo da série melhor de cinco partidas da final da Liga de Basquete Feminino (LBF), o campeonato brasileiro da modalidade. O jogo terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV, portal Uol e canal do Imirante.com no Youtube.

Para chegar à quinta partida, a equipe araraquarense apresentou uma reação incrível. Os dois primeiros jogos da final foram realizados em São Luís, onde o Sesi Araraquara perdeu o primeiro por 70 a 65 (na prorrogação) e o segundo por 69 a 63. O terceiro jogo foi realizado no Gigantão e o time maranhense chegou com a chance de fechar a série, mas as meninas de Araraquara fizeram a lição de casa e venceram por 69 a 48 na última quarta (20). Na sexta-feira (22), com mais uma oportunidade do Sampaio concluir a série, o Sesi Araraquara voltou a vencer, dessa vez pelo placar de 65 a 58, empatando a série em 2 a 2. Assim, quem vencer o jogo desta terça levantará a taça da competição nacional.

O time araraquarense é o atual campeão de todas as competições que compõem o calendário da modalidade: Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Campeonato Paulista, Liga de Basquete Feminino (que é o campeonato brasileiro da modalidade) e a Liga Sul-Americana de Basquete Feminino. Sobre o Campeonato Paulista, vale destacar ainda que o time é o atual tricampeão, com títulos conquistados em 2021, 2022 e 2023. O Sesi Araraquara está na segunda decisão consecutiva da LBF e joga pelo bicampeonato. Após o terceiro lugar na fase de classificação (14 vitórias e 6 derrotas), o clube despachou o Unisociesc Blumenau nas quartas de final (2 a 0 na série) e eliminou o Ituano nas semifinais (2 a 1).

O Sampaio Basquete chega às finais da LBF pela sexta vez em oito anos, na busca do tetracampeonato que repetiria os feitos das temporadas 2015/2016, 2019 e 2022. Após o título simbólico da primeira fase com a melhor campanha de sua história (de impressionantes 19 vitórias em 20 jogos e 95% de aproveitamento), o time treinado por Bruno Guidorizzi passou pela Sodiê Mesquita nas quartas de final (2 a 0 na série) e pelo Unimed Campinas nas semifinais (2 a 1).

Os clubes também se enfrentaram neste ano na decisão inédita da Copa LBF, ainda em maio, que terminou com título araraquarense.