O investimento foi eleito como prioridade na plenária temática da Cidade do Orçamento Participativo (OP) do ano passado
24/07/2024 - 13h57
O prefeito Edinho participou, na noite desta segunda-feira (22), na Casa dos Conselhos, de uma reunião sobre o projeto da construção da nova sede da Coordenadoria do Bem-Estar animal. A obra foi eleita como prioridade na plenária temática da Cidade do Orçamento Participativo (OP) do ano passado.
Participaram também da reunião com o prefeito, a presidente do Conselho Municipal do Bem-estar Animal, Ana Flávia Ferreira Barreto, com outros conselheiros e conselheiras; a Coordenadora Executiva do Bem-estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão; Marcelo Mazeta, secretário Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular; Natália Rigolin, coordenadora executiva de Participação Popular; Bruno Rafael Zanetti, gerente de projetos urbanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e Renato Ribeiro, Chefe de Gabinete.
O projeto apresentado e debatido com os presentes prevê a construção de edifício com área administrativa e ambulatórios, a construção de dois canis, dois gatis e um estábulo, uma área externa para convívio/interação com os animais numa área de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados, no Parque Pinheirinho. Além das áreas construídas dos canis, gatis e estábulo, o projeto prevê ainda amplos gramados anexos para os animais permanecerem ao ar livre.
Haverá rotas acessíveis para chegar a todos os blocos, além dos demais quesitos de acessibilidade interna. Além disso, a implantação dos edifícios considerou a arborização e topografia existentes, evitando a remoção de árvores e minimizando a movimentação de terra.
“O projeto superou a fase de elaboração e foi aprovado nesta reunião. A construção será no Parque Pinheirinho e, com a nova sede, atendendo o que foi escolhido no OP, vamos ampliar e melhorar a estrutura de atendimento aos animais. Estamos dando um passo muito importante. O espaço físico materializa as condições para que possamos avançar, ele é fundamental para darmos o passo seguinte”, declarou o prefeito Edinho, após a reunião. “O município tem instituído uma política do bem-estar animal que se tornou referência, e vamos continuar trabalhando bastante para que Araraquara continue sendo esse referencial. Como sempre digo, o OP é lei. O que eleito no OP, a Prefeitura corre atrás de recursos para executar. E é isso que vamos fazer”, completou o prefeito.
Para a Coordenadora do Bem-estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, foi um encontro bastante produtivo. “A população merecia uma resposta diante dos questionamentos com respeito à nova sede, que foi eleita no OP. E todas as lideranças presentes ficaram muito surpresas com o projeto apresentado. Com certeza, essa sede vai ser referência nacional e vai colaborar muito para o aperfeiçoamento das políticas públicas já existentes aqui em Araraquara “, destacou ela.