Operação educativa foca na prevenção de acidentes envolvendo motocicletas

Agentes de Trânsito orientaram motociclistas sobre segurança e distribuíram antenas anti cerol, que foram instaladas gratuitamente

Fotógrafo: Tetê Viviani
30/07/2024 - 20h48

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, em parceria com a empresa Sperta Moto, realizou nesta terça-feira (30), na rotatória da praça da Fonte Luminosa e da antiga CTA, operação educativa de prevenção de acidentes de trânsito para motociclistas.

Durante a abordagem realizada pelos agentes de trânsito que participaram da ação, foram oferecidas, espontaneamente, antenas para proteção de linhas cortantes, aquelas usadas com cerol em brincadeiras de pipas e que podem causar ferimentos. O equipamento foi instalado gratuitamente pelos funcionários da Sperta Moto.

Os motociclistas também receberam orientações sobre procedimentos de segurança na dirigibilidade da motocicleta, incluindo informações sobre a importância da conferência e manutenção periódica de itens básicos: calibragem e trocas de pneus, comandos de freio e embreagem, acelerador e combustível.

Segundo o gerente de fiscalização de trânsito, Jesley Casimiro, a ação conjunta com a empresa Sperta Moto contemplou 250 motociclistas com atendimento.

“O objetivo principal da ação é a prevenção de acidentes no trânsito. Além das antenas corta pipa ou anti cerol, também foram dadas orientações sobre uso de capacetes e a importância do check list de manutenção”, afirmou.

Também o gerente comercial da unidade da Sperta Moto em Araraquara, Sílvio Inácio da Silva Filho, reforçou o lema da campanha em reduzir os riscos de acidentes com os motociclistas.

“O foco da campanha é a harmonia no trânsito e diminuir o índice de acidentes. É importante que os motociclistas tenham consciência de não só andar com a moto, mas que façam a prevenção. Por isso, instalamos antenas gratuitas e distribuímos panfletos informativos”, relatou. 

O comerciante Bruno Corbi, de 51 anos, aderiu à campanha permitindo a instalação da antena. “Eu acho a campanha muito válida, porque, principalmente nessa época de férias, o pessoal empinando pipa é um risco para os motoqueiros. Essa ação é de grande valia para os motociclistas e a antena ajuda bastante”, disse o comerciante.